O Salão de Detroit, que acontece até o próximo dia 24, precisou se reinventar para manter sua relevância. Mesmo sem a participação de algumas marcas, as fabricantes presentes na principal feira de carros dos Estados Unidos apostaram na eletrificação para atrair olhares. Agora, pensando no Brasil: quais carros exibidos no Salão de Detroit virão - ou poderão vir - para cá?
O WM1 esteve na mostra. A lista que separamos nesta reportagem tem elétricos, picapes, SUVs e até superesportivos. Alguns, como dissemos, têm tudo para pintar por aqui ou já estão confirmados.
Entre as marcas com mais carros esperadas, a Chevrolet aparece no topo, mas também há modelos da Ford, Jeep e possivelmente até da Ram. Confira nossa seleção com seis modelos que podem já ter carimbado o passaporte.
A versão Lightning da F-150 pode fazer parte da lista de variantes da grandalhona oferecidas por aqui em breve. O modelo tem dois motores elétricos (um em cada eixo) capazes de render, juntos, até 588 cv e 107 kgf.m de torque. As baterias são de 131 kWh e rendem até 483 quilômetros de autonomia.
Atualmente, o utilitário de grande porte até tem algumas unidades registradas em nosso mercado, mas sua chegada só acontece por meio de importação independente. A expectativa é que a Ford possa trazer o modelo oficialmente, assim como já faz com versões a combustão.
A Chevrolet Silverado EV é mais uma das picapes elétricas de grande porte nos corredores do salão norte-americano que pode vir para o Brasil. Esperada desde o início de 2022, ela oferece versões dedicadas à venda direta e outras ao público comum.
O modelo já foi faturado para alguns clientes nos Estados Unidos, que devem receber suas unidades até o fim deste ano. A chegada da versão elétrica por aqui, contudo, é estimada só para 2025. Atualmente, a Silverado é vendida no Brasil somente na versão a combustão, na configuração High Country, de R$ 519.990.
A RAM 1500 REV, ou Revolution, já havia aparecido em outras ocasiões, mas volta a ser destaque da marca em Detroit. Com visual futurista e motorização parruda, a versão elétrica da picape é esperada lá fora no próximo ano. Terá motorização capaz de render até 645 cv e 85,7 kgf.m de torque.
Com esse conjunto, a RAM elétrica vai de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, e ainda é capaz de carregar até 1,2 tonelada. A autonomia das baterias permite rodar por até 563 quilômetros.
A chegada ao Brasil ainda não está confirmada, mas há uma expectativa de que seu lançamento em nosso mercado aconteça em 2025. Por enquanto, o que nos resta é torcer.
Nada parecido com o nosso Equinox, o modelo EV que aparece no estande da Chevrolet em Detroit já tem chegada confirmada para o Brasil: 2024. As informações sobre o SUV elétrico ainda são vagas, mas a marca confirmou durante o evento algumas medidas do modelo definitivo.
O Equinox EV tem 4,83 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos. Já a motorização terá entre 210 e 290 cv, a depender da versão. O mesmo vale para a autonomia, que começa em 402 quilômetros e vai até 482 quilômetros.
Outra chegada já confirmada, o Jeep Grand Cherokee 4xe (híbrido plug-in) é uma das atrações do estande da marca no Salão de Detroit.
O SUV grande também não teve muitos detalhes revelados, mas a expectativa é de que use o motor 2.0 turbo de 270 cv aliado a uma unidade elétrica, totalizando 380 cv, e 65 kgf.m de torque.
No modo elétrico, abastecido via plug-in, ele pode rodar por até 40 quilômetros. Essa autonomia é bem parecida com a do irmão menor Compass 4xe.
Por último, o Ford Mustang Mach-E também já foi confirmado para o Brasil. O modelo foi levado para o salão em algumas de suas versões - entre elas, estava a GT, com motores capazes de render até 480 cv.
Aliás, é essa versão que deverá ser a escolha da Ford para nosso mercado. A configuração faz o SUV 100% elétrico acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, o que é mais rápido que o próprio Mustang Mach 1 atualmente vendido por aqui. Insano, não?