O Ford Mustang GTD nasceu como modelo de competição na categoria GT3 Race Car americana e agora teve sua versão de rua exibida pela marca do oval azul.
E já cria expectativas para sua chegada a mercado, prevista para o final deste ano. Nos Estados Unidos, esse ícone dos "muscle cars" deverá custar cerca de US$ 300 mil (mais de R$ 1,6 milhão).
Pudera: o Mustang GTD será o mais rápido da história já feito em série. Além disso, terá tecnologias inéditas, como suspensão adaptativa e aerodinâmica ativa.
O motor V8 de 5.2 litros do monstro produzirá incríveis 826 cv de potência com obtusos 91,8 kgf.m de torque. Para chegar nisso, nada de turbo: tem compressor de ar mecânico e tubulações de admissão e escapamento revisados para dar mais pressão.
O câmbio tem oito marchas, conexão caixa/motor feito de fibra de carbono para aguentar as forças físicas e é do tipo transeixo - ou seja, conectada diretamente ao eixo traseiro. Isso reduz a perda de eficiência e ajuda na distribuição de peso, que a Ford garante ser próxima de 50% em cada eixo.
Para que um motorista desavisado não se perca no controle, o controle de tração é variável e regula a interferência. Assim, o carro pode ser dirigido por motoristas com qualquer nível de experiência.
Outros baratos do Ford Mustang GTD 2025 são a suspensão semi-ativa, que ajusta a pressão nas molas e o curso dos amortecedores, que são adaptativos.
O bólido tem um modo de condução chamado de "Track", para uso em pistas, que rebaixa as suspensões em 4 cm. Para segurar tanta disposição, os freios são de carbono-cerâmica já de série.
Por fim, a carroceria do Mustang GTD é quase toda feita em fibra de carbono, o que também ajuda a reduzir o peso total do carro - são apenas 1.482 quilos!.
Opcionalmente os compradores poderão pedir tomadas de ar dianteiras com aletas acionadas hidraulicamente, bandeja de fibra de carbono sob a carroceria, spoiler traseiro ativo e pintura em cor personalizada. Mas no interior todos terão o mesmo acabamento em camurça, couro e fibra de carbono, assim como bancos Recaro.
Segundo a Ford, o objetivo do projeto era desenvolver um Mustang que fizesse um tempo abaixo de sete minutos no circuito alemão de Nürburgring e, com isso, criar de fato o Mustang mais rápido da história. Conseguiram? Bem, isso ainda não foi revelado...