A venda de carros 100% elétricos triplicou no Brasil em 2021, segundo registros oficiais do Renavam. Assim como os emplacamentos de veículos eletrificados (elétricos e híbridos) de modo geral - que cresceu 54% no nosso mercado nessa temporada -, o número de modelos totalmente elétricos comercializados subiu de 801 em 2020 (na soma dos 12 meses) para 2.137 em 2021, se considerarmos apenas os dados de janeiro a novembro.
De acordo com previsões do Renavam, o registro deve alcançar a faixa dos 2.400 automóveis em 2021, o triplo quando comparamos o mesmo dado com a temporada passada. Ainda é pouco se comparado ao número de outros mercados, como o da Europa (onde os EVs representam 23% dos modelos vendidos, já existem mais de um milhão de modelos eletrificados e onde o Tesla Model 3 chegou a ser o carro mais vendido).
Segundo projeções do mercado, a tendência é de que a venda de veículos movidos exclusivamente a bateria continue forte em 2022, devido aos vários lançamentos de carros elétricos programados para os próximos meses.
Vale lembrar que a venda de modelos eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) superou a marca de 30 mil unidades nos dados coletados até agora de janeiro a novembro, segundo os registros oficiais do Renavam. A estimativa é de que o segmento "verde" alcance número próximo de 34 mil no fechamento de 2021.
A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e o Renavam também divulgaram um gráfico com o crescimento do número de emplacamentos de carros 100% elétricos nos últimos anos. Confira: