Imagine uma picape com mais de 800 cv de potência. Parece loucura, certo? Mas não é, pelo menos não para a preparadora clássica Shelby American, que decidiu preparar uma senhora surpresa para o centenário do seu fundador, o piloto Carroll Shelby. Estamos falando de uma F-150 para lá de insana, cuja produção será limitada a apenas 100 unidades.
A expectativa inicial era que o modelo escolhido para tal "homenagem" fosse um Mustang, mas a marca decidiu apostar a outro segmento que também atraía o lendário automobilista - o das picapes.
Chamada de Shelby Centennial Edition Super Snake F-150, a versão da picape grande é baseada na F-150 Super Snake, que já é uma versão apimentada da original variante Lariat 4x4, mas que tem diversas customizações. No visual, a picape troca a logo da Ford pelo nome da empresa e aproveita o capô com tomadas de ar. Os para-choques, as saias laterais e as faixas em preto que percorrem toda a carroceria, desde a dianteira até a traseira, também incrementam o visual.
A picape também tem escape de saída dupla da Borla e rodas com aros de 22 polegadas, cujo acabamento é em preto brilhante. Tudo isso somado, e mais os pneus esportivos, resulta em uma picape que, já bruta, fica um absurdo de imponente.
Por dentro, o visual tem revestimento dos bancos em couro preto redesenhado, logo da versão estampada no encosto, iluminação ambiente em vermelho e tapetes personalizados.
A joia da versão e que certamente tiraria sorrisos do velho Shelby fica, sem dúvidas, está sob o capô. O conjunto mecânico do modelo usa um motor V8 5.0 litros de 405 cv, mas pode ter sua potência dobrada na versão mais potente para 811 cv.
Para chegar nesse resultado, o motor recebe um sistema de alimentação com entradas de ar de alto desempenho, filtro de ar de fluxo elevado, tubo de admissão de ar de fibra de carbono superdimensionado, radiadores de alumínio e sistema de injeção de alto fluxo.
Nessa configuração mais "ignorante" da F-150, há também ajustes no sistema de suspensão, que passa a ter amortecedores coilover da Fox na dianteira e sistema ajustável da própria Shelby na traseira. A barra estabilizadora também foi reforçada.
A potência da versão é tão impressionante que ela assume o posto de picape Shelby mais potente regularizada para o uso urbano.
Em capacidade de carga, o conjunto dá à picape os mesmos predicados das demais versões, com 1 tonelada de carga e 3,5 toneladas de reboque.
Com lote limitado a apenas 100 unidades, a Shelby Centennial Edition Super Snake F-150 será comercializada com preços a partir de 128 mil dólares (R$ 661 mil, em conversão direta), na versão de 405 cv, e 137 mil dólares (R$ 708 mil), na opção mais potente.