Apresentada em março deste ano no Salão de Genebra (Suíça), a perua Panamera Sport Turismo será lançada no Brasil em 2018 e o WM1 inclusive já acelerou a versão Turbo, com motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv de potência e 78,5 kgf.m de torque. Nessa configuração, os números são superlativos, com zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e máxima de 304 km/h.
Pois a Porsche acaba de lançar na Europa e nos Estados Unidos uma versão ainda mais potente e capaz da Sport Turismo, como se isso fosse possível. E é, graças à tecnologia de propulsão híbrida: a perua Panamera Turbo S e-Hybrid combina o mesmo V8 biturbo com motor elétrico para render 690 cv e 86,7 kgf.m, suficientes para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 3,4 segundos. Nessa nova versão, a mais potente da gama, a velocidade máxima é de 310 km/h.
Todo esse desempenho vem com a praticalidade típica das peruas, com porta-malas de 425 litros - menos que os 520 litros das demais configurações, por conta das baterias necessárias para o motor elétrico. Por falar nele, a Panamera Sport Turismo Turbo S e-Hybrid pode rodar até 49 km no modo 100% elétrico, a velocidades de até 140 km/h. A tração é integral.
No modo híbrido, o consumo médio é de 33 km/l, de acordo com a Porsche, um número impressionante para um veículo tão potente e pesado, com 2,32 toneladas de massa. Note que as pinças de freio e o logotipo com o nome da versão na traseira são pintados de verde, um detalhe estético que designa os modelos eletrificados da Porsche.
O preço dessa belezinha é para poucos: US$ 188,4 mil (R$ 596 mil na conversão direta) nos Estados Unidos.