Cinco dias depois da abertura do período de encomendas, o SUV 100% elétrico já mostrou sua força no mercado: mais de mil unidades foram comercializadas, superando a meta estipulada para todo o ano de 2023.
"O EX30 é uma aposta grande da Volvo para os próximos anos e esses primeiros dias deixam clara a aceitação do mercado. Conseguimos criar uma conexão com uma fatia de mercado que, antes de sua estreia, via a possibilidade de ter um Volvo como algo distante”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil.
EX30 atrai novos clientes
De acordo com um levantamento feito pela própria Volvo, 90% dos clientes que compraram o EX30 terão seu primeiro contato com a marca."Tínhamos expectativa de abrir uma nova fatia de mercado e, mesmo com tão pouco tempo de pré-venda, já fica bastante claro que o EX30 oferece a possibilidade de ser o primeiro Volvo para uma parcela grande de clientes”, reforça Rafael Ugo, diretor de marketing da marca.
Vale lembrar que, junto com a abertura da pré-venda, a Volvo anunciou ainda um novo investimento de R$ 50 milhões para chegar com eletropostos em todas as regiões do país - serão cerca de 70 unidades.
Até o momento, a versão Ultra é a mais procurada, respondendo por mais da metade do volume. As cores Vapour Grey e o Onyx Black têm sido as mais solicitadas. Internamente, o acabamento preferido tem sido a Indigo.
O EX30 tem se estabelecido também como o modelo da marca que se conecta com uma clientela mais jovem: de acordo com a empresa, mais da metade dos compradores têm menos de 45 anos. Nos outros modelos da marca, esse número nunca foi superior a 40%.
Detalhes sobre o EX30
Todas as versões do novo carro são equipadas com um mesmo motor elétrico, que está no eixo traseiro e rende 272 cv de potência e 35 kgf.m de torque. A diferença fica no desempenho fornecido por cada bateria: a de 51 kWh permite ao SUV acelerar de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e garante autonomia de 344 quilômetros. Já a de 69 kWh leva o EX30 aos 100 km/h em 5,3 segundos, e proporciona autonomia de 476 quilômetros.
A opção Twin Motor Performance, que usa dois motores elétricos - um em cada eixo -, desenvolve 434 cv. No entanto, será comercializada no Brasil somente a partir do próximo ano. Tem bateria de 69 kWh e autonomia de 460 quilômetros, de acordo com os padrões WLTP.
Com 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o SUV fica posicionado na mesma faixa de tamanho de modelos como Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade, e abaixo do BYD Yuan Plus, também elétrico e que briga na mesma faixa de preço do SUV sueco - mas tem porte médio.
Comentários