A Volkswagen apresentou o Up! elétrico no Uruguai. Segundo a Volks, o país foi escolhido por oferecer a melhor infraestrutura de mobilidade elétrica na América Latina.
A região está inserida na estratégia global da empresa, que estabelece os veículos elétricos e autônomos como prioridade nesta década, como foi anunciado nesta terça-feira (13) em evento mundial. A marca ambiciona, ainda, atingir neutralidade em emissão de carbono até 2050.
O e-Up! é o primeiro carro 100% elétrico da marca por aqui e pode surgir nos planos da filial brasileira nos próximos anos. "É o segundo modelo da estratégia de eletrificação, iniciada, em 2019, com o Golf GTE híbrido plug-in. E o primeiro VW totalmente elétrico com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses", revela Pablo Di Si, presidente e CEO da VW América Latina.
"Vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas também trabalhamos no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos", continuou o executivo.
Isso significa que o Brasil, grande mercado mundial de carros que utilizam os recursos flexíveis, como gasolina e etanol, deve demorar um pouco mais para se adaptar a essa nova filosofia da empresa e, pelo menos no curto prazo, verá carros híbridos da Volkswagen antes dos totalmente elétricos - ainda que alguns EVs possam chegar ao nosso país como experimentação em fases iniciais.
As primeiras unidades do e-Up! foram entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). As demais unidades serão trabalhadas pela Lestido, nesse primeiro momento, em ações de marketing com clientes. Essa empresa destinou os primeiros carros a testes, a fim de conferir a dirigibilidade do veículo no território uruguaio.
"A apresentação do e-Up! é um marco para a Volkswagen. Ele é o carro ideal para rotinas urbanas, com sistema de propulsão 100% elétrico, zero emissão de poluentes e excelente autonomia. Trazer este modelo eficiente, prático e tecnológico para o Uruguai coroa a parceria com a Lestido", enfatiza Thomas Owsianski, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América Latina.
"Eficiente e prático", nas palavras da Volks, o e-Up! é considerado pela empresa o city car ideal. Com sistema de propulsão 100% elétrico e zero emissão de poluentes, tem autonomia de cerca de 260 km. Em termos de performance, são 83 cv (61 kW) e 21,6 kgf.m de torque instantâneos. Em números, isso significa aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e velocidade máxima de 130 km/h.
O prazer ao volante é uma das características que a Volks garante ao e-Up!. Com bateria posicionada entre os eixos, o centro de gravidade é baixo, o que torna sua dirigibilidade "mais agradável e divertida", nas palavras da empresa. Vale destacar que o carro tem três perfis de condução, além de cinco níveis de recuperação de energia selecionáveis de acordo com as necessidades do motorista.
E por falar em recuperação de energia, a VW afirma que a tecnologia de recarga do e-Up! é muito eficaz - são, segundo divulgou a marca alemã, necessários somente 60 minutos plugado a um sistema de recarga rápida (de 40 kW) para que as baterias recuperem até 80% da capacidade.