O novo propulsor chega como o primeiro turboflex com injeção direta do Brasil. Ele rende 101/105 cv a 5.000 rpm com gasolina e etanol, respectivamente. O torque máximo de 16,8 kgf.m está disponível em ambos os combustíveis. A força motriz é proporcionada já aos 1.500 giros e presente até os 4.000 rpm. Tais números fazer com a Volks diga que o propulsor é 1.0 com poder de 1.8.
O bloco é alinhado exclusivamente a uma transmissão manual de cinco velocidades que teve relações alongadas (ou seja, nada de motor TSI com câmbio automatizado I-Motion). Os 100 km/h são rompidos em 9,1 segundos quando o veículo parte da inércia e está abastecido de etanol.
Apesar de potente, o motor também é econômico. Aliás, é o que menos bebe combustível no Brasil (com exceção de modelos hídridos). Na cidade, o consumo de combustível aferido pelo Inmetro é de 13,8 km/l e 9,6 km/l com gasolina e etanol, respectivamente. O índice é de 16,1 km/l e 11,1 km/l na estrada.
SPEED UP!
Além do novo motor, outro chamariz da linha 2016 do hatch compacto é a versão Speed Up!, que carrega diversos apetrechos estéticos que visam proporcionar aspecto esportivo ao carro. Ele será vendido exclusivamente na cor branca com teto e parte central do para-choque na cor em preto brilhante, retrovisores e faixas alusivas à versão em azul.
De acordo com o diretor de design da Volkswagen do Brasil, Luiz Veiga, o tom azul foi escolhido em detrimento do vermelho (característico das versões esportivas GTi) porque o carro tem forte apelo à eficiência energética.
Outros detalhes estéticos do carro são rodas de liga leve pretas e diamantadas de 15 polegadas e acabamento interno forrado em preto, mesma tonalidade do painel central.
Em relação à estrutura do veículo, houve mudança na dimensão de todas as carrocerias com motor TSI. Isso porque o para-choque aumentou 40 milímetros para abrigar todos os novos componentes do propulsor (principalmente o intercooler). Com isso, o comprimento agora é de 3,64 metros (sendo 2,42 m de entre-eixos).
PACOTES REDUZIDOS
Outra ajuste da nova linha Up! em relações à configurações foi a diminuição de pacotes de equipamentos. Todas as versões TSI trazem ar-condicionado, direção, travas e vidros elétricos, rádio, (com CD Player, entrada USB e bluetooth).
Veja abaixo como ficam distribuídas as versões de toda a linha Up! 2016:
VOLKSWAGEN UP! | |
VERSÕES | PREÇOS |
Take Up! 2p | R$ 30.560 |
Move Up! | R$ 32.870 |
Move Up! I-Motion | R$ 37.600 |
Move Up! TSI | R$ 43.490 |
High Up! | R$ 40.800 |
High Up! I-Motion | R$ 43.940 |
High Up! TSI | R$ 48.040 |
Black/Red/White Up! TSI | R$ 48.690 |
Cross Up! | R$ 41.720 |
Cross Up! I-Motion | R$ 44.830 |
Cross Up! TSI | R$ 47.030 |
Speed Up! TSI | R$ 49.990 |
Comentários