Muita gente lamentou a decisão da Volkswagen de interromper a importação do Tiguan para o Brasil, no fim de 2021. A boa notícia é que a marca alemã confirmou que o SUV médio retorna ainda em 2023 ao nosso mercado, conforme já havíamos adiantado no início do ano.
Mas não será desta vez que iremos receber o carro de terceira geração, revelado recentemente na Europa. O Tiguan que volta ao Brasil ainda é do modelo de segunda geração e importado do México, mas com um visual atualizado em relação ao carro lançado em 2018 e oferecido até 2021.
A Volkswagen não divulgou detalhes sobre o retorno e se limitou a informar que o SUV terá novidades "exclusivas no segmento".
As fotos divulgadas pela marca mostram um carro da versão topo de linha R-Line, que é vendida no México apenas na variação para cinco ocupantes. No Brasil, o Tiguan deve manter a proposta de receber até sete pessoas.
Outra diferença em relação ao "antigo" R-Line está na motorização: o "novo" também está equipado com o motor 2.0 TSI, tração integral e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, mas em uma configuração de 183 cv - ante os 220 cv do carro que era vendido aqui no Brasil.
Ainda não está claro se teremos o mesmo carros dos mexicanos ou uma variação exclusiva para o Brasil (e, quem sabe, com o mesmo motor 2.0 de 231 do Jetta GLI). A certeza é que o Tiguan será posicionado acima do Taos, que hoje custa R$ 212.480 na versão topo de linha Highline.