O Volkswagen Fox Pepper chegou em julho de 2017 juntamente com a Saveiro Pepper e o up! Pepper. Do trio, apenas o up! era realmente divertido ao volante. Os outros dois, no entanto, eram apenas normais. Sem qualquer melhoria de performance para torná-los picantes, como o nome da configuração sugeria.
CONFIRA – Ofertas de VW Fox Pepper na Webmotors
O conjunto mecânico até que era interessante, pois dos "Peppers" ele era o único que utilizava motor 1.6 MSI de quatro cilindros, aspirado e flex, que gerava até 120 cv de potência máxima e 5.750 rpm e torque de 16,8 kgfm a 4.000 gora. A transmissão era manual de seis marchas ou automatizada i-Motion, de cinco velocidade. Mas a verdade é que em nenhum dos dois casos o Fox era empolgante.
Com caixa manual e pesando mais de 1.105 kg, o Fox apimentado entregava números somente "ok" de desempenho. Com câmbio manual, a velocidade máxima, por exemplo, era de 189 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em 9,8 segundos, e com o transmissão automatizada, a máxima era a mesma, mas para chegar a 100 km/h eram necessários 10,3 segundos.
A parte mais “ardida” do Fox Pepper estava no visual, com rodas de 15 polegadas (rodas de 16 polegadas eram opcionais), retrovisores externos pintados em uma cor diferente da carroceria, grade dianteira em colmeia e com um friso vermelho que, na época, remetia à esportividade do Golf GTI.
VOCÊ SABIA? - Fox Pepper demorou 12 anos para virar versão
Por dentro, o volante multifuncional era revestido em couro e tinha costuras vermelhas, os bancos também utilizavam couro sintético e estampavam no encosto o nome da versão. O exagero exclusivo do Fox em relação á Saveiro e ao up! era o painel das portas em vermelho.
Apenas como curiosidade, o Fox Pepper chegou ao mercado com preço inicial de R$ 61.090 para a configuração com câmbio manual e R$ 64.490 para a automatizada. Hoje, na Webmotors, é possível encontrar uma dezena de unidades do modelo anunciadas com valores entre R$ 50 mil e R$ 66 mil para as opções manuais, e entre R$ 53 mil e R$ 64 mil com caixa i-Motion.