Um dos veículos mais icônicos e queridos pelos brasileiros comemora, nesta quarta, 03 de janeiro, 60 anos de produção no Brasil. O já clássico e charmoso Fusca começou a ser produzido há seis décadas na fábrica da Volkswagen localizada na Rodovia Anchieta, região de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
O Fusca é o modelo mais colecionado no Estado de São Paulo. São 6.927 veículos registrados com a cobiçada placa preta. No total, o sistema do Detran-SP aponta que existem 827.202 unidades registradas no estado com maior frota do país. E na Webmotors há mais de 1.000 ofertas de Fusca.
O Fusca foi concebido na Alemanha em 1935 e originalmente chamado de Volkswagen, ou seja, carro do povo. O modelo foi criado por Ferdinand Porsche, o mesmo da marca Porsche. Depois, o Fusca passou a ser conhecido como Beetle, mas também ganhou diversos apelidos. Entre eles: Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino, Fuca, Fusqueta, Fuqui, etc.
No Brasil, primeiramente foi chamado de Volkswagen Sedan. Do seu projeto, a Volkswagen criou a Brasília e a Variant. Em sua primeira fase, o Fusca foi produzido no país durante 1959 até 1986. Em 1993, graças ao pedido do presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido até 1996. Como despedida, a Série Ouro foi criado, mas limitada a 1.500 unidades.
Somente no Brasil, o Fusca teve 3,3 milhões de unidades produzidas, enquanto que nos anos 1970 a marca de 1,5 milhão foi alcançada. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades. Esses números o colocam entre os mais fabricados de todos os tempos, seja no Brasil ou no mundo.
O modelo ainda conta com duas datas comemorativas, a primeira delas, em 20 de janeiro, batizado de o Dia Nacional do Fusca, enquanto no dia 22 de junho é comemorado o Dia Mundial do Fusca. A produção do Fusca original foi encerrada em 2003, no México.