Ainda em testes para avaliar a aceitação do público brasileiro, o SUV elétrico Volkswagen ID.4 percorreu os 456 quilômetros que separam as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) sem a necessidade de parar para carregar a bateria.
O exemplar usado no teste foi um ID.4 da versão First Edition, equipado com o conjunto motriz de 204 cv e a bateria de 77 kWh. Guiado por André Drigo, gerente executivo de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen, e com mais um passageiro a bordo, o carro saiu de São Bernardo do Campo (SP) e chegou ao Pier Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), sem precisar parar para recarregar.
Segundo a Volkswagen, a viagem simulou o uso normal do veículo, com o ar-condicionado, o sistema multimídia e todos os assistentes eletrônicos de condução ligados ao longo de todo o percurso. A velocidade média foi de 65 km/h, com uma regeneração de 2% da bateria no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 quilômetros extras de autonomia total.
O carro chegou ao destino com 131 quilômetros restantes de autonomia e 18% de carga. Com o resultado obtido na viagem, o SUV ultrapassaria a autonomia máxima prevista para a versão, que é de 522 quilômetros. A marca é ainda mais impressionante se levarmos em consideração que o uso rodoviário reduz bastante o alcance de um carro elétrico.