E depois do T-Cross, agora chegou a vez de a Volkswagen mexer no seu SUV-cupê. O Nivus 2025 ganhou sua primeira reestilização, e agora está a cara dos modelos mais recentes da marca alemã.
E além da renovação no visual, a Volkswagen aproveitou a oportunidade para mexer também na lista de equipamentos, na mecânica e na cabine do Nivus. Mas como será que essas alterações impactaram na lista de qualidades e defeitos do modelo? Confira nas próximas linhas.
Eu sempre achei o Volkswagen Nivus um dos carros mais bonitos feitos no Brasil e estava bem contente com o visual original do SUV compacto. Precisava mudar? Eu acho que não.
Mas lá se vão mais de cinco anos desde o lançamento do SUV-cupê. E como tudo na sociedade contemporânea é tão efêmero, essa meia década pode soar como um século para aqueles ávidos por novidades.
Se você é um deles, a Volkswagen ouviu o seu pedido e lançou o Nivus 2025. Além dos novos para-choques e dos faróis de LED redesenhados - e mais eficientes que os antigos - a Volkswagen agregou ao Nivus outros elementos típicos dos modelos mais recentes da marca, como a faixa luminosa de LED na grade e na tampa do porta-malas.
Completam o pacote visual exterior as novas rodas de liga leve, de 16 polegadas na versão Comfortline e de 17 polegadas na topo de linha Highline.
Por sorte, a reestilização de frente e traseira do SUV-cupê não alterou o fato de que esse ainda é um dos carros mais bonitos feitos pela marca alemã.
E por falar na versão de topo Highline, o comprador agora pode encomendar o pacote visual Outfit, com teto e vários elementos da carroceria pintados de preto, rodas de 17 polegadas escurecidas, além de revestimentos exclusivos para o interior.
Sem alterações de peso na carroceria, as medidas são praticamente as mesmas do "velho" Nivus: são 4,77 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,53 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. A capacidade do porta-malas também não mudou: bons 415 litros.
Na cabine, a Volkswagen foi contida na renovação: apenas bancos com novas costuras e revestimentos. Lembrando que a marca já havia mexido no acabamento do painel e laterais de porta na linha 2024 do modelo.
O interior do Nivus até ficou visualmente melhor. Mas ainda é dominado pelos plásticos rígidos e de mesma textura e cor. Algo que é comum a outros modelos de entrada da marca alemã no mercado brasileiro.
Sem mexer no desenho do painel, o Nivus 2025 estreia a nova central multimídia VW Play Connect. Item de série na Highline e opcional na Comfortline, tem tela de 10,1 polegadas, layout atualizado e a opção do wi-fi nativo.
De resto, o Nivus ainda é aquele nosso velho conhecido. Um SUV compacto com espaço de... SUV compacto. Ou seja: dá para viajar com quatro adultos e bagagem, embora a área da cabine seja mais adequada para um casal sem filhos ou, no máximo, com crianças pequenas.
Aqui, a grande novidade é o pacote ADAS opcional para a versão Highline.
Nesse pacote ADAS opcional, o SUV sai de fábrica equipado com assistente de manutenção e centralização em faixa, monitor de pontos cegos e o assistente de estacionamento semiautomático.
Vale lembrar que itens como como controlador adaptativo de velocidade, frenagem autônoma e assistente de saída de vaga traseira são de série em todas as versões do Nivus, assim como os faróis de LED, os airbags laterais e de cortina e o ar-condicionado com controle automático de temperatura.
O conjunto mecânico do Nivus 2025 é quase o mesmo da linha 2024. É que, apesar de o motor 1.0 de 128 cv de potência e o câmbio automático de seis marchas serem aqueles velhos conhecidos que equipam o modelo desde o seu lançamento, a Volkswagen mexeu no conjunto para adequá-lo ao novo padrão de emissões Proconve L8, que entrará em vigor no ano que vem.
Trabalho que incluiu a recalibração do conjunto e a instalação do sistema ORVR, que reduz a evaporação de combustível para a atmosfera, mas roubou três litros de capacidade do tanque - que agora comporta até 49 litros de etanol ou gasolina. Ou aquela mistura dos dois.
Para compensar essas mudanças, a Volkswagen mexeu na aerodinâmica do Nivus. O resultado é que a perda de desempenho no zero a 100 km/h foi ínfima - de 9,9 segundos para 10 segundos - enquanto a velocidade máxima até aumentou, passando de 189 km/h para 192 km/h.
O impacto maior foi no consumo de combustível, que melhorou nos ciclos urbano e rodoviário. Com gasolina, passou de 14,1 km/l (estrada) e 11,9 km/l (cidade) para 14,8 km/l (estrada) e 12,4 km/l (cidade). Aqui vale um adendo: o SUV-cupê da Volkswagen agora é mais eficiente que o Fiat Fastback Hybrid na estrada, praticamente empatando no rendimento na cidade.
A motorização mais eficiente, de certa forma, compensou a perda de autonomia com o tanque menor. O Nivus rodava até 733,2 quilômetros com um abastecimento. Na linha 2025, são 725,2 quilômetros.
Bom, mas quais foram os impactos de todas essas mudanças mecânicas no comportamento do carro? Nenhum, o que é uma excelente noticia.
Dirigi o Nivus Highline em um curto test-drive ida e volta, da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) até a Estrada Velha de Santos. Um percurso de cerca de 20 quilômetros. Poderia ser mais. Mas serviu para reavivar a memória.
O Nivus ainda é um carro compacto excelente de guiar, que se comporta mais como hatch do que como SUV. Tem suspensão bem equilibrada entre conforto e segurança e direção precisa. Um carro que faz curvas com um pé - ou seria uma roda? - nas costas.
No modo "normal" do câmbio, o motorista ainda sente aquele atraso nas respostas do acelerador. Mas o modo esportivo da transmissão ajuda a deixar o conjunto mais esperto. Alô, Volkswagen! Esse acerto mais apimentado deveria ser o padrão para o modelo.
Respondendo a pergunta do início do texto, as novidades do Nivus 2025 não foram capazes de alterar o rumo do SUV da Volkswagen. Esse "novo" carro é aquele mesmo que você já conhece, mas com uma nova cara.
O Volkswagen Nivus 2025 estreia nas versões Comfortline e Highline, que saem por R$ 136.990 e R$ 153.990, respectivamente. Mostrado no lançamento, o esportivo GTS chegará ao mercado apenas em 2025.
Considerando apenas o porte, o Nivus 2025 está longe de ser uma das opções de melhor custo-benefício do mercado.
Mas o Nivus é um carro muito bom de guiar, bem equipado e que ainda é bem bonito. Fatores que certamente ajudam a levar a escolha do carro ideal para um plano mais emocional que racional.