Oficialmente porque desde a segunda quinzena de setembro corre nos bastidores de que a linha de montagem do compacto já havia sido interrompida. A informação partiu primeiro do site Autos Segredos no dia 21/9, mas, em nota, a Volks garantiu que o Fox continuava em linha. Mais de duas semanas depois, a montadora anuncia agora o aumento da produção do T-Cross no Paraná para dar uma aliviada na confirmação de que o hatch deixou mesmo de ser fabricado.
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Projeto desenvolvido no Brasil, o Fox foi lançado em 2003 para diluir os custos da plataforma do Polo lançado um ano antes. Foi o carro que inaugurou o subsegmento que passou a ser chamado de hatches altos (depois vieram Renault Sandero e Chevrolet Agile), com teto elevado e sensação maior de espaço interno. Na gama da Volks, ficava posicionado entre o Gol e o Polo.Mas ao contrário do que o slogan publicitário sugeria - "Compacto para quem vê, gigante para quem anda" -, o hatch sempre teve dimensões bem próximas às do Gol. Na fita métrica, o Fox tinha 3,83 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,54 m de altura e 2,46 m de entre-eixos
O carro chegou a ser exportado para o mercado europeu para ser o hatch de entrada da marca por lá. E também para o México, onde se chamava Lupo para evitar associações com o presidente do país, Vicent Fox - a propósito, Lupo era o subcompacto de entrada europeu da VW que seria substituído pelo modelo brasileiro.
O hatch teve diferentes opções de motores e muitas séries especiais. Na década de 2000, figurou sempre entre os 10 carros mais vendidos do país. Em 2006, deu origem à station-wagon compacta SpaceFox, feita na Argentina. Obviamente não escapou à onda de aventureiros, com o CrossFox, cheio de apliques de plástico na carroceria, suspensão elevada e pneus de uso misto.
Também não escapou da "chamada" do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça, que obrigou a marca a fazer um recall para corrigir uma falha no sistema de rebatimento dos bancos traseiros do Fox, que feriu dezenas de pessoas - oito tiveram os dedos decepados. A Volks pôs a culpa nos usuários, mas depois teve de convocar 477 mil unidades do hatch na marra e corrigir o defeito.
Padrão global
Coube ao Fox, em 2010, ser o primeiro a adotar a nova linguagem de design da Volks no Brasil. O hatch passou a ter faróis e grade retilíneos, padrão que seria replicado em todo o portfólio da montadora. Na linha 2015, novo face-lift, desta vez com elementos visuais inspirados no Golf VII.
Nos últimos anos, contudo, o Fox já dava sinais de que o fim se aproximava. Com a chegada do Polo e os preços mais competitivos do Gol, o hatch altinho passou a ter apenas duas versões de acabamento a partir de 2017, sempre com o velho motor 1.6 8V de 104/101 cv - configurações que perduraram até o fim de vida.
A perua SpaceFox deixou de ser produzida em 2019. Em 2020, o Fox deixou de ser vendido na Argentina e mesmo com novidades no modelo da Volkswagen na linha 2021, tudo levava aa crer que o hatch seria descontinuado este ano. Ao todo, foram mais de 2 milhões de unidades produzidas do compacto no Brasil.
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