Enquanto uns chegam, outros vão embora. O lançamento do Volkswagen T-Cross (as primeiras unidades serão entregues em abril) no Brasil vai botar uma pá de cal na Golf Variant. A perua deixará de ser importada do México após quase quatro anos de comercialização – a venda começou em maio de 2015. A station era vendida em duas versões, ambas com motor 1.4 turbo de até 150 cv: Comfortline (R$ 102.990) e Highline (R$ 113.490). Os valores vão de encontro ao pedido pelo inédito utilitário compacto – apesar da Variant ter mais itens de série.
As peruas nunca foram "queridinhas" no mercado brasileiro e o fenômeno dos SUVs acabou de vez com o interesse por esse tipo de carro. A Golf Variant só emplacou 503 unidades em 2018 – pior número em quatro anos. Em 2016, foi registrado o melhor número: 918 exemplares. Em 2017, caiu para 630 modelos. Tempos atrás a VW confirmou o fim da SpaceFox – o maquinário e a fábrica na Argentina até foram colocados em leilão. De marca generalista só resta a veteraníssima Fiat Weekend. Do contrário, só modelos premium: Audi A4 Avant, Volvo V60 e Mercedes-Benz C300.