A Volkswagen lançará nos próximos anos, aqui no Brasil, uma picape intermediária baseada no T-Cross. Mas já é possível ter uma ideia do que seria uma cargueira derivada do SUV compacto olhando para um curioso projeto desenvolvido na Índia.
Bom, quase isso, né? É que o desenho dessa picape indiana é bem... exótico. Mas qual é a explicação para esse carro criado na Índia ter um desenho tão bizarro?
É que essa picape, na verdade, não foi criada pelos engenheiros e designers da Volkswagen. Veio de um grupo de estudantes do Ensino Médio, participantes de um projeto local bancado pela fabricante para preparar profissionais para a indústria automobilística.
Partindo da carroceria do Taigun - uma variação do T-Cross vendida no país asiático - os engenhosos estudantes criaram uma caçamba usando componentes de projeto próprio e peças do sedã Virtus, que também é feito por lá.
E, como uma boa picape, não poderiam faltar os adereços off-road para completar o projeto. O resultado pode não ter ficado esteticamente interessante. Mas sobrou criatividade desses aprendizes, não?
Muita gente se animou com a possibilidade de a Volkswagen lançar uma versão de produção da Tarok, aquela picape-conceito bonitona mostrada pela marca alemã no Salão de São Paulo de 2018. Mas o projeto não saiu do papel e deu a chance para a Fiat Toro dominar o mercado.
Antes tarde do que nunca, a Volkswagen decidiu retomar o projeto de uma picape intermediária para o nosso mercado. Já sabemos que virá por aí a tal picape inédita, mas não sabemos uma data exata ou se o nome será realmente Tarok.
Como parte desse rearranjo produtivo para abrir espaço para a produção dessa futura picape, a Volkswagen anunciou em junho que a fábrica de São José dos Pinhais (PR) também irá produzir o Virtus. Assim, abrirá assim espaço para a montagem de um novo carro na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).