A Volkswagen revelou que o Taos, seu novo SUV médio, começa a ser produzido nesta sexta-feira (23), às 13h, na planta da empresa na Argentina, de onde o modelo virá importado para nosso país.
O Taos começa a ser entregue nas próximas semanas e, por aqui, será rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e uma série de outros utilitários que custam entre R$ 140 mil e R$ 200 mil. Em nosso país, sua chegada aposenta as versões de entrada do Tiguan, outro SUV médio da empresa, que será vendido somente na versão mais cara, R-Line 350 TSI, em uma categoria superior.
Conforme falamos no vídeo acima, o SUV é espaçoso, bonito, moderno e bem equipado — por isso acreditamos que realmente tem potencial para roubar clientes do Jeep Compass, seu maior concorrente, e de modelos como o Toyota Corolla Cross, Chevrolet Equinox, Ford Territory, Caoa Chery Tiggo 8, Peugeot 3008 e outros utilitários de porte médio.
Serão duas versões de acabamento, Comfortline e Highline, com preços que devem girar entre R$ 140 mil (atual “teto” do T-Cross) e R$ 180 mil.
Visualmente, o Taos se destaca pelo design arrojado, ainda que dentro do que conhecemos de um modelo da Volks. Na frente, os faróis são full-LED e na versão mais cara têm tecnologia matricial, chamada pela VW de "iQ Light". Curiosa é a linha de LED que sai do DRL e atravessa a grade, algo que deve se tornar padrão nos carros da empresa, já que esse recurso também deve estar no novo Polo.
Há falsas saídas de ar na traseira, mas ao menos as lanternas são de LED. O nome “Taos” fica centralizado na tampa do porta-malas e do lado direito encontramos a insígnia do motor 1.4 turboflex, 250 TSI — a mesmo de Jetta, T-Cross e da dupla Polo e Virtus GTS —, que tem 150 cv e 25,5 kgf.m de torque a 1.500 giros. Será o único disponível para o modelo, ao menos por enquanto.
O câmbio é automático de seis marchas com função Tiptronic (trocas podem ser feitas pela alavanca ou por borboletas atrás do volante, nas duas versões) e a tração é dianteira. O freio de estacionamento é por botão, há três modos de condução oficiais (e um quarto personalizável) e as rodas são sempre de 18 polegadas, nas duas configurações.
Em termos de tamanho, são 4,46 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, além de 1,84 m de largura e 1,62 de altura — o Taos só é menor que o carro da Jeep em altura (apenas 0,7 cm). O porta-malas, com isso, também é maior: são 498 litros contra 410 do concorrente norte-americano.