A Volvo anunciou nesta quarta (15) que a partir de agora o XC40, SUV que representa 43% do total das vendas da marca no Brasil, será oferecido apenas na configuração 100% elétrica, conhecida como P8 Pure Electric. Tem mais: para incentivar a venda de modelos movidos só por baterias, a empresa também prometeu 13 novos carregadores em rodovias que cobrirão 3.250 km (a partir de SP).
A instalação destes novos carregadores começa em março e termina em abril, por meio de um investimento de R$ 10 milhões. Desse modo, a meta da fabricante é "dobrar" as vendas de elétricos no Brasil no ano que vem - hoje, o mercado emplaca cerca de 2.400 EVs por ano, aproximadamente 200 unidades/mês. Vale lembrar que a Volvo é líder de mercado na categoria de SUVs premium no país.
De acordo com a Volvo, as versões híbridas do XC40 saem de cena para dar lugar à configuração P8 Pure Electric, de R$ 389.950. Isso significa que, também a partir de agora, o carro mais barato da empresa no Brasil é o sedã S60, vendido por iniciais R$ 344.950 - o site da marca ainda mostra as versões híbridas do XC40, mas a página deve ser atualizada em breve.
Também nas palavras da empresa, a estimativa é aumentar as vendas do modelo entre 8% e 10% para 2022. E a mudança veio para ficar, já que todas as novas plataformas de carros da Volvo serão apenas para veículos 100% elétricos.
Os ultra-carregadores também são potentes. Segundo a marca, 80% de bateria pode ser recarregada em 35 minutos - no caso de portas com 150 kw de potência em plugs do tipo 2. Em tomada 220V convencional, uma hora de carga recarrega até 15% da bateria de um Volvo, o que gera autonomia de cerca de 50 quilômetros.
Com isso e com estes novos postos de recarregamento, cidades como Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, Araçatuba, Presidente Prudente e Ourinhos (SP), Londrina e Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), além de toda baixada Santista, poderão ser visitadas com carros elétricos.
"Temos a ambição de conectar todo o Brasil através de corredores elétricos", destacou Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil. "Somos protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos", finalizou o executivo.