Volvo apresenta minivan elétrica de luxo na China

Chamado de EM90, modelo de seis assentos promete conforto de primeira classe e autonomia de até 738 quilômetros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo apresenta minivan elétrica de luxo na China
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O segmento das minivans perdeu força na maioria dos mercados, mas alguns ainda têm espaço para esses modelos familiares. A China é um desses lugares onde o perfil segue emplacando bons números. Tanto que a Volvo acaba de anunciar uma minivan 100% elétrica de luxo só por lá.

Produzido em parceria com a Geely, atual dona da fabricante sueca, a EM90 promete levar até seis pessoas com muito conforto. Para isso, ela será movida por um conjunto com motor traseiro de 268 cv e uma bateria de 116 kWh da fabricante CATL - que promete autonomia de até 738 quilômetros!

Volvo Em90 2025 (2)
A minivan Volvo EM90 tem seis assentos em fileiras de dois; o entre-eixos é de 3,20 m
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A minivan ainda acelera de zero a 100 km/h em apenas 8,3 segundos e promete rapidez na recarga. Segundo a Volvo, em carga rápida, a EM90 recupera de 10% para 80% da autonomia em menos de 30 minutos.

No visual dianteiro, sobressaem os acabamentos cromados e os faróis full-LED no formato de "T"
Crédito: Divulgação
toggle button

Grande por dentro e fora

O tamanho da EM90 não foi revelado, mas espera-se que a minivan tenha dimensões parecidas com as da sua "prima" Zeekr 009, da Geely - modelo que empresta à variante sueca elementos como a plataforma, motor e bateria.

A minivan da Volvo terá layout de assentos 2+2+2 e portas traseiras corrediças. O tamanho esperado é de 5,20 m de comprimento, 2.,02 m de largura e 1,86 m de altura. A distância entre-eixos é de 3,20 m.

A recarga rápida da minivan recupera de 10% para 80% da carga em até 30 minutos
Crédito: Divulgação
toggle button

Luxo e conforto

O conforto a bordo é garantido em todas as fileiras, mas é na do meio que a Volvo apostou as fichas. Ali há assentos ultra confortáveis, de estilo poltrona, com apoios de pernas, bandejas dobráveis, porta-copos individuais, aquecimento ou ventilação e comandos independentes para cada um dos bancos.

Esses ajustes, todos do tipo sensível ao toque, incluem ainda abertura e fechamento dos vidros e do teto panorâmico, e também o bloqueio das portas. Esses ajustes podem ser acompanhados por um display que exibe parâmetros de temperatura e relógio.

O modelo tem uma tela de 15,6 polegadas para os bancos traseiros e outra de 15,4 polegadas para a primeira fileira
Crédito: Divulgação
toggle button

A Volvo instalou ainda uma tela multimídia retrátil 15,6 polegadas no teto. O equipamento fica posicionado entre os bancos dianteiros e pode ser controlado por comandos de voz, com auxílio de um assistente virtual.

Minimalistas

Para o motorista e o passageiro, há outra tela bem grande, dessa vez com 15,4 polegadas e o painel de instrumentos também 100% digital. Todo o design interno é minimalista, com poucos botões físicos. Os comandos no volante, por exemplo, são do tipo touch, como já acontece com outros carros da Volvo. Há iluminação ambiente em LED, inclusive com "fitas" instaladas na parte anterior dos assentos dianteiros. O sistema fornece iluminação extra para quem senta na segunda fileira.

A fileira central de assentos é a mais sofisticada e confortável da minivan
Crédito: Divulgação
toggle button

É esperado que o modelo tenha todas as tecnologias de segurança disponíveis em modelos como o EX90 e o EX30, como radares e câmeras. O modelo deverá ser vendido na China e em outros países asiáticos. O valor anunciado é de 818 mil yuans (pouco mais de R$ 550 mil, em conversão direta).

Os comandos dos vidros, ventilação, ar-condicionado, teto panorâmico dos passageiros são touch
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge