Volvo deixará de produzir veículos a diesel

A medida faz parte das ações da marca para atingir o compromisso de produzir e comercializar apenas elétricos até 2030

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo deixará de produzir veículos a diesel
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo anunciou na última semana, mais precisamente durante a a Semana do Clima de Nova York (entre os dias 17 e 24 de setembro), que o último carro a diesel da marca será produzido no começo de 2024.

A medida da fabricante sueca de veículos faz parte do compromisso de, até 2030, produzir e comercializar apenas carros elétricos e, até 2040, ser uma empresa 100% neutra para o clima.

Volvo deixará de produzir veículos a diesel em 2024

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O anúncio segue a decisão do ano passado de parar o desenvolvimento de novos motores à combustão. “Motores elétricos são o futuro, e são superiores a motores a combustão: eles geram menos barulho, menos vibração e menos custos de manutenção e zero emissões”, declarou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Nós estamos 100% focados em criar um vasto portfólio de carros premium 100% elétricos que entregam tudo o que nossos consumidores esperam de um Volvo - e são uma parte importante da nossa resposta à mudança climática”.

A Volvo quer se tornar uma empresa 100% neutra para o clima até 2040
Crédito: Reprodução
toggle button

Vale notar que a decisão da Volvo, de parar completamente de produzir carros a diesel no início de 2024, mostra como a indústria automotiva e os consumidores estão mudando devido à crise climática, dentre outros motivos.

Segundo a fabricante sueca, apenas há quatro anos, o motor a diesel era o produto mais popular da empresa na Europa. A grande maioria dos carros vendidos no continente em 2019 eram movidos a diesel, já que os modelos elétricos estavam apenas começando a ser introduzidos no mercado.

Mas essa tendência se inverteu rapidamente desde então, movida por uma demanda de mercado, leis de emissão de carbono mais rigorosas e o foco da Volvo em eletrificação. A maioria das vendas na Europa, agora, consistem de carros eletrificados, sejam eles híbridos ou 100% elétricos.

Uma das metas da marca sueca é fabricar apenas carros elétricos até 2030
Crédito: Divulgação
toggle button

É importante destacar que menos carros a diesel nas ruas tem também um efeito positivo na qualidade do ar das cidades: enquanto os motores a diesel emitem menos CO2 que os motores a gasolina, eles emitem mais gases como óxidos de nitrogênio, que têm um efeito adverso na qualidade do ar, especialmente em áreas urbanizadas.

Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!

Comentários