A procura pelo Volvo EX30 correspondeu às expectativas da marca sueca na fase de pré-venda, quando teve mais de 2 mil unidades encomendadas. Também por isso a fabricante confirmou que uma segunda versão, mais potente, também será comercializada por aqui.
É a EX30 Twin Motor. Como o próprio sobrenome entrega, é movida por dois motores elétricos, que juntos rendem o equivalente a 428 cv de potência e 55,7 kgf.m de torque. Com esse conjunto, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e chega à velocidade máxima de 180 km/h.
A bateria do EX30 Twin Motor tem 69 kWh de capacidade e, segundo a Volvo, proporciona autonomia de 450 quilômetros em uso misto cidade/estrada, e de até 588 quilômetros em uso exclusivamente urbano. Esses números são pelo ciclo WLTP, então quando vier para o Brasil a aferição pelo ciclo PBEV do Inmetro será um pouco menor.
Mas a chegada dessa versão mais apimentada do elétrico ainda vai demorar um pouco: está prevista somente para 2025. Até lá, continuaremos com o EX30 2024 que já está à venda por aqui.
São quatro versões, mas todas com a mesmas especificações: um motor elétrico, que entrega 272 cv e 35 kgf.m. A diferença está em acabamentos e na bateria, que pode ser de 51 kWh ou de 69 kWh. Assim, a autonomia varia entre 340 quilômetros e 470 quilômetros (também no padrão WLTP).
O desempenho muda pouco nas quatro versões: zero a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e de 5,3 segundos nas opções Extended Range. A velocidade máxima é de 180 km/h em todas. Elétrico mais barato da Volvo por aqui, o Volvo EX30 custa iniciais R$ 219.950.