A Volvo anunciou nesta quinta-feira (14) o início da pré-venda no Brasil do EX30, SUV de dimensões compactas que chega para ser o menor e mais acessível modelo da marca sueca no país.
Importado da China, o Volvo EX30 será comercializado inicialmente em quatro versões: Core Single Engine (bateria de 51 kWh e preço de R$ 219.950), Core Single Engine Extended Range (69kWh e R$ 239.950), Plus Single Engine Extended Range (69 kWh e R$ 264.950) e Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh e R$ 279.950).
Importante: a entrega das primeiras unidades comercializadas na pré-venda começarão a ser entregues no segundo trimestre de 2024, apenas. Também é importante reforçar que a opção Twin Motor Performance não estará em pré-venda, mas chegará, de acordo com a Volvo, no decorrer de 2024.
Todas são equipadas com o mesmo motor elétrico posicionado no eixo traseiro de 272 cv e 35 kgf.m de torque. A diferença fica por conta do desempenho fornecido por cada bateria: a de 51 kWh permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, e garante autonomia de 344 quilômetros. Já a de 69 kWh faz o EX30 ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com autonomia de 476 km.
A opção Twin Motor performance, que utiliza dois motores elétricos - um em cada eixo -, desenvolve 434 cv de potência. A configuração, que será comercializada no Brasil a partir do próximo ano, utiliza bateria de 69 kWh e tem autonomia de 460 km, de acordo com os padrões WLTP.
Com 4,23 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,55 metro de altura e entre-eixos de 2,65 metros, o EX30 fica posicionado na mesma faixa de tamanho de modelos como o Volkswagen T-Cross e o Jeep Renegade, e abaixo do BYD Yuan Plus, também elétrico e que briga na mesma faixa de preço do SUV sueco, mas tem porte de médio.
Desde a versão de entrada, o EX30 tem sistema de som baseado em uma soundbar, carregador de celular por indução, airbags laterais e de cortina, painel central com tela de 12,3 polegadas, chave cartão com tecnologia NFC, ar-condicionado automático digital, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.
Já o pacote de assistentes eletrônicos de direção inclui controlador adaptativo de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e assistente de manutenção em faixa e de manobras evasivas.
Na versão topo de linha Ultra, o EX30 é comercializado ainda com itens como tampa do porta-malas motorizada, ar-condicionado de duas zonas com purificador de ar, câmera 360°, assistente de estacionamento, e som premium Harman Kardon com soundbar e subwoofer.