Os modelos Volvo EX30, C40 e XC40 foram submetidos aos testes de certificação balística da Carbon, líder global em segurança balística automotiva civil, na última semana. A certificação deve chegar no início de 2024.
É importante lembrar que esse serviço de blindagem da Carbon tem cinco anos de garantia, incluindo proteção contra delaminação dos vidros, e não viola a garantia de fábrica do veículo.
Em conjunto com a EDAG – provedora alemã de serviços de engenharia para soluções holísticas na indústria automotiva -, a Carbon avaliou os modelos Volvo EX30, C40 e XC40 com projéteis de 9mm e .44.
Para a certificação da blindagem civil, os disparos são feitos em ângulos de 90 e 45 graus relativos à blindagem, a uma distância de cinco metros do veículo. Esse é espaçamento exigido para que o projétil alcance sua força máxima na distância mais curta. Além destes, também foram feitos outros testes complementares.
“Os disparos são feitos por atiradores profissionais de elite, simulando situações até mais intensas que as encontradas nas ruas. Nos três modelos, foi possível demonstrar como os materiais usados nas blindagens da Carbon suportaram os disparos de diferentes ângulos e armamentos. A maioria das blindagens comuns não suportaria os 1.500 tiros dados na certificação”, explica Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon.
Vale destacar que a Carbon, que tem sua própria linha de fabricação de vidros, é a única empresa globalmente homologada pela Volvo para serviços de proteção balística, sendo responsável por oferecer segurança extra a seus veículos, sempre seguindo as normas ABNT 15000-2 e NIJ 0108.01, para o nível III-A, o mais alto permitido pela legislação brasileira.
Para a blindagem de veículos elétricos, a Carbon também usa materiais com inovações tecnológicas que acompanham a evolução das matérias-primas balísticas. Exemplo disso é o Tensylon™, material de polietileno de alta performance e ultra-alto peso molecular (UHMWPE).
Esse material específico proporciona uma redução significativa no peso da blindagem, preservando a segurança balística, melhorando a performance e sem alterar a eficiência do combustível. Além disso, o uso do Tensylon diminui o desgaste de componentes vitais, como freios e suspensão, ampliando a longevidade do carro.
A blindagem Carbon realizada nos modelos Volvo EX30, C40 e XC40 preserva os sistemas de segurança de fábrica do carro, incluindo airbags. Muitas vezes esses sistemas são comprometidos nas blindagens feitas por empresas não certificadas pelas montadoras. Além disso, a adaptabilidade do Tensylon na substituição do aço em áreas críticas mantém o conforto na condução.
“Na Carbon, a abordagem no desenvolvimento da blindagem visa garantir que o resultado final não só assegure a proteção, mas também mantenha ao máximo a aparência original de um carro não blindado”, finaliza Cacá Mancebo, CMO da Carbon.
A Carbon é a única a receber a homologação da Volvo globalmente. Ou seja, além de produzir para o mercado brasileiro, também exporta para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. A empresa também é certificada por Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, e é pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a fazer a blindagem de um Tesla Model S, em 2016.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!