SUV compacto elétrico da Volvo, o EX30 é um dos carros que desembarcarão no Brasil em 2024. Mas o modelo, que é produzido na China e já está à venda na Europa, acaba de ganhar duas opções de tuning da oficina de personalização holandesa Everlast Customs.
O mais esportivo é o Volvo EX30 Sport. O carro ganha uma nova pintura, com teto na mesma cor do restante da carroceria, além de detalhes estéticos em laranja e novas rodas de 21 polegadas de quatro ou seis raios, com pintura em preto brilhante ou acabamento diamantado.
Já o Volvo EX30 Outland tem rodas de 19 polegadas calçadas com pneus off-road, além da carroceria com apliques em verde e acabamento em preto fosco no capô, grade frontal e na tampa do porta-malas.
As modificações não se estendem ao conjunto mecânico. Não que fosse algo necessário, já que o EX30 tem um motor traseiro de 272 cv mesmo em sua configuração mais básica.
A mais potente, por sua vez, tem dois propulsores, tração integral e 428 cv de potência. O suficiente para permitir que o SUV acelere de zero a 100 km/h em 3,6 segundos.
Segundo a Everlast, a "produção" de um EX30 Sport ou Outland sai por 9.540 euros (cerca de R$ 51.200). O preço inclui a pintura da carroceria e as novas rodas e pneus. Mas quem quiser pode adquirir apenas as rodas, por valores entre 795 euros (R$ 4.270) e 895 euros (R$ 4.800) a unidade.
O Volvo EX30 entrou em pré-venda no Brasil em setembro, com preços a partir de R$ 219.950. O SUV chega inicialmente apenas na configuração de 272 cv, com bateria de 51 kWh ou 69 kWh.
São quatro níveis de acabamento: Core Single Engine (bateria de 51 kWh), Core Single Engine Extended Range (69kWh), Plus Single Engine Extended Range (69 kWh) e Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh).