A Volvo quer se tornar uma marca de carros 100% elétricos até 2030 e o reflexo dessa decisão agora é visto também no nome dos modelos a bateria da gama atual da marca. A fabricante sueca anunciou nesta terça-feira (20) que os SUVs XC40 Recharge e C40 Recharge passam a se chamar EX40 e EC40, respectivamente.
Diferentemente do C40, que é 100% elétrico e, por isso mesmo, passa a ser somente EC40, o nome XC40 não sai completamente de cena, já que permanece - pelo menos por enquanto - nas variações híbridas e a combustão do SUV compacto. Ambas indisponíveis no mercado brasileiro.
O fim do "Recharge" no nome dos dois SUVs a bateria faz todo o sentido, já que destoa do padrão de nomenclatura dos carros elétricos mais recentes da Volvo (EX30, EX90 e EM90). E facilita para o consumidor reconhecer os automóveis a bateria da gama.
Segundo a Volvo, em 2023 os carros elétricos tiveram uma participação de 16% nas vendas globais da marca. Pode parecer um percentual ainda bem baixo. Mas representou um avanço de 70% na comparação com o resultado de 2022. Desde 2021, a Volvo vende apenas automóveis híbridos e elétricos no Brasil.
Junto da mudança de nomenclatura, a Volvo anunciou ainda que irá disponibilizar um upgrade de software que libera o modo Performance na variação Twin Motor dos modelos EX40 e EC40. Além de deixar o acelerador mais sensível, a atualização libera 34 cv adicionais, elevando a potência total do conjunto para 436 cv.