Em uma live de quase três horas na manhã desta quarta-feira (30), a Volvo revelou um pouco sobre como enxerga o futuro do automóvel. Segundo a marca, eletrificação é mais que uma mudança no conjunto de força, mas um paradigma no design de seus veículos - e o protótipo Concept Recharge é exatamente a prévia da próxima geração de carros elétricos, seguros e conectados da empresa.
"O Concept Recharge representa o manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo, bem como um novo tipo de veículo”, disse Robin Page, chefe de design do Grupo Volvo Car. "Ele tem proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design", complementou o executivo.
Fiel à herança do design escandinavo, representado principalmente pelos faróis com formato de um "T" deitado, conhecido como o "martelo de Thor", o carro das imagens dessa reportagem, o Concept Recharge, é um estudo de carro 100% elétrico sem motor a combustão que evoluiu a ponto de ter grandes proporções internas e excelente nível de eficiência aerodinâmica.
O resultado, como se vê, é uma carroceria com soluções que apoiam uma vida familiar sustentável. A primeira geração de carros elétricos da Volvo vai compartilhar plataforma com os atuais modelos híbridos, movidos por motores a combustão e elétricos, e isso requer um equilíbrio em proporções e espaço para poder justamente acomodar uma bateria e o próprio motor de combustão interna.
Mas alguns pontos devem mudar na próxima geração de carros elétricos da Volvo - o primeiro SUV totalmente pensado para ser elétrico da empresa vai usar uma base de tecnologia exclusiva e completamente nova, com pisos planos, conforme previsto no Concept Recharge.
Ao remover o motor e substituí-lo por uma bateria completa sob o piso, os designers aumentaram a distância entre-eixos e também puderam fazer crescer o tamanho das rodas do carro. Os resultados são saliências mais curtas, bem como muito mais espaço interno, que inclui uma grande área de
armazenamento entre os bancos dianteiros.
No Concept Recharge, esses avanços levaram os designers a reposicionar os assentos, otimizar o perfil do teto e abaixar o capô do carro, mas é mantido o ponto de vista elevado de SUV, tão querido de motoristas de carros como XC40, XC60 e XC90. Essa abordagem também cria ganhos de eficiência na aerodinâmica em comparação com um utilitário, o que melhora o alcance.
Este conceito também apresenta uma nova linguagem de design. A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por "uma nova interpretação" do design do "martelo de Thor". Luzes traseiras verticais exclusivas conectam-se à forte herança de design da marca, mas foram reinventadas e modernizadas.
Na parte de dentro, além de mais espaço e de uma melhor posição do assento para todos que estão na cabine, uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas é o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema multimídia de próxima geração da empresa.
Projetada para ser lógica e intuitiva, a mais recente tecnologia de entretenimento da Volvo anda de mãos dadas com outras marcas do design da empresa: linhas limpas e uso extensivo de materiais sustentáveis e naturais dentro da cabine. "Dentro do Concept Recharge, criamos uma sensação de sala de estar verdadeiramente escandinava", destaca Robin Page.
O Concept Recharge, obviamente, também reflete as ambições de segurança da Volvo nos próximos anos. Um sensor chamado LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar, é colocado no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro.
"O conceito representa tudo o que acreditamos que os clientes esperam de um Volvo elétrico puro, e estamos entusiasmados em levar essa filosofia para a nossa próxima geração de carros", finalizou o executivo.
Disposta a "rapidamente se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos", a Volvo também confirmou que desenvolve tecnologia de células de bateria - a fim de proporcionar aos seus clientes o que todo fabricante de elétrico deseja: alcance mais longo e tempos de carregamento mais rápidos.
A marca promete melhorar a tecnologia de íons de lítio em sua próxima geração. E prevê começar pelo primeiro SUV da empresa feito sobre a base de tecnologia exclusivamente elétrica que deve estrear no ano que vem. Já em meados da década, quando estiver na terceira geração de elétricos, a Volvo planeja aprimorar ainda mais a autonomia e integrar a bateria ao piso do carro, momento em que usará a estrutura da célula para melhor a eficiência.
No curto prazo, a Volvo também planeja trabalhar com a Northvolt, empresa sueca líder de baterias, para aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria. A ideia é dobrar alguns itens de eficiência em relação ao que se encontra no mercado atualmente - a autonomia máxima que vemos hoje é algo perto dos 500 quilômetros, mas a Volvo Cars pretende atingir 1000 km.
Espera-se que o tempo de carregamento seja reduzido quase pela metade também, graças à melhor tecnologia de bateria e avanços contínuos no software e na tecnologia de carregamento rápido.
Embora a empresa vá aumentar a energia da bateria de seus carros, também promete trabalhar para reduzir continuamente o impacto do carbono. As células de bateria da colaboração planejada da Volvo com a Northvolt visam ser produzidas com utilização de energia 100% renovável, enquanto trabalha com outros fornecedores de bateria para fazer o mesmo até 2025.
Sempre que possível, as baterias que atingirem o fim de vida útil serão recicladas em empresas autorizadas que são capazes de oferecer o serviço de ciclo fechado de materiais essenciais para uso em baterias futuras. A parceria planejada da Volvo com a Northvolt também aumenta a possibilidade de utilizar as operações de reciclagem da empresa conterrânea.
Como funciona essa parceria com a Northvolt? No início deste mês, a Volvo anunciou a colaboração com a Northvolt para desenvolver e produzir baterias sustentáveis. Elas serão adaptadas para alimentar a próxima geração de carros elétricos da Volvo e da Polestar e garantir suprimento futuro de baterias sustentáveis necessárias para apoiar o crescimento.
A colaboração com a empresa é fundamental para a ambição da Volvo de ser líder no segmento de carros elétricos premium e vender apenas elétricos até 2030. Também representa passo importante na expansão de suas capacidades internas de produção, bem como desenvolvimento, aliado a parcerias com as líderes em tecnologia, que você confere em outra reportagem aqui no WM1.