A Volvo apostou forte em um futuro só com carros elétricos. Tanto que, em 2021, projetou para 2030 o fim dos seus modelos com motores a combustão. Mas mudou os planos e se contenta 'apenas' com a eletrificação da sua linha. E um dos sinais disso é que a marca sueca acaba de revelar o XC90 reestilizado.
O objetivo da Volvo é manter o SUV híbrido vivo por mais tempo no mercado. Algo que não deixa de ser um movimento incomum para uma marca premium, já que o XC90 de segunda geração está perto de completar uma década de vida e seu substituto, o 100% elétrico EX90, já está em produção.
Essa é a segunda reestilização do Volvo XC90. Mas dá para chamar de novo tapa no visual. Assim como o facelift de 2019, boa parte das mudanças estão concentradas na dianteira, remodelada para ficar mais próxima da identidade visual dos modelos mais recentes - e elétricos - da marca, como o compacto EX30 e o grandão EX90.
Com isso, o XC90 estreia novos faróis, grade frontal e para-choque. Na traseira, as novidades são o novo para-choque, as lanternas como máscara escura e o novo arranjo de luzes, mas que mantém o contorno externo. Para completar a lista de mudanças, o SUV chega também com novas rodas. E só.
O modelo mudou mais por dentro. O painel foi renovado e tem linhas mais horizontais, com novas saídas de ventilação e materiais de acabamento feitos com matérias-primas recicladas. O console central também foi redesenhado, com porta-copos maior e carregador por indução reposicionado.
A central multimídia também é nova: a tela de 11,2 polegadas tem maior resolução e fica destacada em relação ao painel. Como em outros modelos da Volvo, é equipada com um sistema operacional do Google, o que permite a instalação de apps da empresa de tecnologia direto do equipamento.
A Volvo não mexeu no conjunto motriz do XC90, que será produzido nas variações híbridas-leves de 48V, B5 e B6, e também na plug-in T8. Esta última pode rodar mais de 70 quilômetros no modo 100% elétrico e tem autonomia de cerca de 800 quilômetros.
A única mudança foi a recalibração da suspensão nos carros com suspensão metálica- o conjunto com molas a ar ainda está disponível nas versões mais caras do modelo.
A pré-venda do Volvo XC90 reestilizado no mercado europeu já está aberta, mas a produção do SUV ainda não foi iniciada. A entrega dos primeiros exemplares está programada para o fim do ano.
O Volvo EX90 foi mostrado em novembro de 2022 e a marca sueca já confirmou que o SUV será vendido aqui no Brasil. O problema é quando. Pelo cronograma original, o elétrico já deveria estar disponível por aqui.
Mas a produção atrasou bastante - quase dois anos - e só começou em junho deste ano, na fábrica de Charleston, no estado da Carolina do Sul (EUA). Ou seja: quem gostou do EX90 terá que esperar um pouco mais.