VW fará motor híbrido flex no Brasil

Informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. O 1.5 TSI Evo2 substituirá o 1.4 TSI

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Roberto Dutra
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Informação revelada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté confirmou que a Volkswagen produzirá no Brasil o motor 1.5 TSI EVO2 híbrido flex, que substituirá o conhecido 1.4 TSI.

A produção do novo motor fez parte do acordo do sindicato com a fabricante válido até 2028, e segue decisão já tomada nas outras fábricas da VW no país. O novo motor será o primeiro eletrificado da marca a ser feito no Brasil. O informe divulgado pelo sindicato lembra, ainda, que o motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.

Motor Vw 1.5 Tsi Evo2
O motor Volkswagen 1.5 TSI Evo2 tem turbo variável e desligamento de cilindros
Crédito: Divulgação
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O 1.5 TSI Evo2 é uma evolução do 1.4 TSI e já existe em países europeus e da América do Norte, onde está em modelos como Golf e o Taos (este, produzido no México). Mais moderno, tem recursos como turbo de geometria variável e desativação de cilindros - desliga dois dos quatro sob baixa demanda. Potência e torque, no entanto, são similares às do 1.4 TSI, com 150 cv e 25,5 kgf.m. Para completar, o Evo2 é 21 quilos mais leve que o 1.4 TSI.

Volkswagen Taos 3
O Taos deverá ser o primeiro modelo da Volkswagen com o novo motor Evo2, inclusive híbrido
Crédito: Divulgação
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Outro aspecto de destaque no Evo2 é que pode trabalhar com sistemas hibridos leve ou plug-in (nesse caso, pode chegar a 272 cv de potência combinada). Segundo os colegas do site Motor1.com, o SUV Taos é o modelo mais cotado para ser o primeiro da marca com o novo motor e alguma tecnologia híbrida - mas isso aconteceria somente em 2026.

Segundo o sindicato, serão investidos R$ 5,4 bilhões nas plantas São Bernardo do Campo (SP), que fará dois modelos híbridos, São Carlos (SP), Taubaté (SP), que produzirá um SUV compacto, e São José dos Pinhais (PR), onde será feita uma picape para brigar com a Fiat Toro.

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