Já mostramos aqui no WM1 a história do Volkswagen Fox, que saiu de linha no começo do mês após 18 anos de produção no Brasil, único país onde o compacto foi fabricado. Entre as muitas versões e séries especiais que o Fox teve durante a sua trajetória, uma delas demorou mais de uma década para ser produzida em série: a configuração Pepper.
Antes de ser lançado em 2015, como uma variante de visual mais esportivo, o Fox Pepper foi apresentado na forma de conceito na edição de 2014 do Salão do Automóvel de São Paulo. Mas o que pouca gente lembra é que o Pepper já havia sido mostrado 12 anos antes, no lançamento nacional do Fox, em 2003.
O primeiro Fox Pepper era uma versão conceitual do compacto, que no primeiro ano de vida era produzido apenas na carroceria de duas portas. O protótipo tinha pintura na cor branco perolizado, rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada, motor 1.6 de 8 válvulas a gasolina de 103 cv e câmbio manual de cinco marchas.
O visual externo ainda tinha saias laterais, faróis de neblina, spoilers nos para-choques e aerofólio sobre a tampa do porta-malas.
O interior trazia bancos e volante revestidos em couro bicolor, manopla da alavanca de câmbio mais esportiva, instrumentos analógicos no topo do painel, pedaleiras em alumínio e rádio com CD player. Vidros e travas elétricos e direção hidráulica completavam o pacote.
Na época, a Volkswagen chegou a dizer que tinha planos de vender o Fox Pepper, porém, sem especificar se o ofereceria como um pacote de acessórios para o modelo com motor 1.6 ou se criaria, de fato, uma versão.
O Fox Pepper saiu das pranchetas do departamento de Design da Volkswagen somente em 2015. O hatch já ostentava o segundo facelift, inspirado no Golf de sétima geração. O carro trazia grade frontal com friso vermelho, teto e retrovisores pintados de preto e para-choque dianteiro com elementos do CrossFox. Da variante aventureira, o Pepper também herdou as molduras das caixas de roda e os apliques plásticos na base das portas.
As rodas de liga leve de 15 polegadas tinham acabamento escurecido, mas a Volks também oferecia um jogo de aro 16” como opcional.
Já o interior também trazia detalhes em vermelho no painel e nas costuras do volante revestido de couro e no tecido especial dos bancos.
O modelo era baseado na versão Highline, equipada com o motor MSI 1.6 16V flex de até 120 cv, que podia ser combinado ao câmbio manual de seis marchas ou à caixa automatizada I-Motion de cinco velocidades.
O Fox Pepper foi produzido até 2017, quando ganhou novos equipamentos de segurança de série e passou a sair de fábrica com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de neblina com função de iluminação em curvas e câmera de ré. Antes, esses itens eram oferecidos em um pacote opcional que custava cerca de R$ 1.500.
Desde a linha 2018 até o fim de sua produção, o Fox passou a ser comercializado somente nas versões Connect e Xtreme, com motor 1.6 8V flex de 104 cv. A versão Pepper foi descontinuada para não competir na faixa de preços da recém-lançada atual geração do Polo.