O carro mais badalado do Brasil é, sem sombra de dúvidas, o Golf GTI que a Volkswagen trouxe para ser uma das atrações da marca no Rock in Rio, festival de música realizado no Rio de Janeiro (RJ). No entanto, a única unidade pode ser apenas admirada, e não acelerada.
Por isso, pensando em vocês, que são apaixonados pelo Golf GTI, nós do WM1 puxamos dos nossos parceiros australianos da Carsales uma avaliação completa do modelo que é absolutamente igual ao que está curtindo os shows na Cidade do Rock.
Então aperte o cinto de segurança, se acomode no banco esportivo e bora colocar os 265 cv de potência máxima deste motor 2.0 turbo de quatro cilindros para roncar!
O Volkswagen Golf GTI 2025 ficará ainda mais forte no ano que vem, com um aumento de potência, uma atualização visual e um interior melhorado. Há muito tempo referência em hot hatches, o Volks suavizou um pouco nas últimas gerações para se tornar mais versátil e caloroso, deixando para o seu irmão Golf R o papel de “hot hatch canhão” do mercado.
O Golf GTI não está confirmado para o Brasil, apesar de alguns sinais darem a entender que é uma questão de tempo para o retorno do modelo ser confirmado pela Volkswagen. A unidade que está no Brasil, com todos os opcionais, custa 53 mil euros, aproximadamente R$ 330 mil (sem impostos). Portanto, podemos esperar, caso seja confirmado para o asfalto brasileiro, o GTI acima de R$ 400 mil.
O Golf GTI 2025 traz várias evoluções, incluindo faróis de LED redesenhados, um novo conjunto de lanternas traseiras e, finalmente, um emblema iluminado da grade. Isso era ilegal sob a lei da União Europeia até recentemente, e a estranheza do visual noturno inacabado do nariz do Golf GTI, com uma parte preta no meio das faixas de caracteres iluminadas, deu lugar ao tratamento revisado, que era como o carro deveria parecer inicialmente.
Os novos faróis oferecem 15% mais alcance no farol alto, e as lanternas traseiras brilham com um efeito 3D de LED. Há um spoiler de teto fechado sobre o vidro traseiro, e dois tubos de escape pretos foscos ficam abaixo de um design de para-choque ligeiramente redesenhado.
O GTI 2025 tem rodas de liga leve Richmond de 17 polegadas, e as rodas de 18 ou 19 polegadas são opcionais. O trem de rodagem é praticamente inalterado, exceto por ajustes na direção progressiva e no "bloqueio do diferencial" eletrônico do eixo dianteiro para distribuir a tração para a esquerda ou para a direita, maximizando a tração.
Há também opções de escolha do motorista para alternar entre os perfis de direção Eco, Comfort, Sport e Individual.
Embora o atual GTI (que não é vendido no Brasil) tenha uma pegada um pouco mais suave do que os tradicionalistas mais radicais gostariam, a maioria dos compradores ficou satisfeita com o pacote de tecnologia do carro. Assim, deixaaram à VW poucos motivos para um grande afastamento tecnológico do status quo do Volkswagen Golf GTI 2025.
A maior mudança é que o carro de 2025 troca tudo da onipresente plataforma MQB (que fica sob uma variedade desconcertante de carros do Grupo Volkswagen) para o layout MQB Evo atualizado da Volkswagen, trazendo consigo grandes melhorias em software e entretenimento.
Mas a suspensão do Golf GTI existente foi amplamente recalibrada para uma qualidade ainda mais rígida e ousada, enfrentando críticas ao conforto de passeio do atual Golf GTI.
Sendo 15 milímetros mais baixo que um Golf hatch normal, o Golf GTI viu suas taxas de mola dianteiras aumentadas em 5%, enquanto suas molas traseiras são surpreendentemente 15% mais rígidas. Isso sugere que os engenheiros da VW buscaram melhorar o equilíbrio e a postura do chassi, em vez da qualidade do rodar. Até mesmo a direção está 7% mais rápida do que antes.
Amortecedores adaptativos (Controle Dinâmico de Chassi, ou DCC) controlam as molas e dão ao carro uma maior amplitude de alcance operacional, e você pode escolher sua preferência no controle deslizante do sistema de entretenimento.
A frente foi ajustada para acomodar um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente.
O motor a gasolina de quatro cilindros e 2.0 turbo sempre foi um sucesso e ganhou mais potência no Volkswagen Golf GTI 2025.
Agora ele extrai 265 cv de potência - um aumento de 20 cv potência - e o torque de 37,7 kgf.m permanece o mesmo. O motor EA888, usado pela primeira vez no Mark VII Golf GTI há uma geração inteira, agora é chamado de EA888 LK3 Evo4 internamente, e também fica sob o capô do Golf R, onde fornece ainda mais potência (333 cv).
A transmissão é única, exclusivamente automática de dupla embreagem e sete marchas – o câmbio manual é exclusivo do Golf R. É o suficiente para levar o Golf GTI a 100 km/h em 5,9 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.
O truque da festa para o Volkswagen Golf GTI 2025 é a suspensão mais rígida — por mais contra-intuitivo que isso possa parecer. Enquanto o rodar mais firme foi um passo para trás depois do GTI MkVII, o rodar ainda mais firme do mais recente Golf GTI funciona... pelo menos na Europa.
Reforçar mais a traseira do que a dianteira dá ao Golf GTI de 2025 uma dianteira vivaz que responde com entusiasmo aos comandos do motorista, sem nunca parecer arisca. E a traseira fica feliz em entrar em uma curva carregando mais velocidades.
O elemento mais intrusivo é o motor, mas de uma forma positiva. Embora ele não bata mais forte na faixa média do que o carro atual, ou nas retomadas, a extremidade superior da faixa de rotação se transforma em uma festa novamente. Há um rugido gutural e agudo em seu trabalho além de 5.000 rpm, e ele responde rapidamente a qualquer mudança no ângulo do pedal do acelerador.
O Volkswagen Golf GTI 2025 tem aderência de sobra, e é fácil de manusear depois que ela acaba. Pode ser dirigido calmamente em curvas, com o motorista controlando o torque. Ma pode ser dirigido rapidamente, com rotações mais altas, e agressivamente também.
E o carro pode fazer tudo isso facilmente, em uma gama extremamente funcional – não importa se é em uma pista de corrida ou no deslocamento diário.
Muito se falou sobre as dificuldades do Grupo Volkswagen com a central de entretenimento nos últimos cinco anos. E, embora não seja perfeita, essa faceta do design de interiores foi pelo menos muito melhorada no Volkswagen Golf GTI 2025.
Para começar, o novo sistema de entretenimento tem muito mais capacidade de computação do que seu antecessor, e funciona mais rápido quando é solicitado a fazer algo. Também é mais simples de usar, e o layout é facilmente configurado. Com um botão “home” óbvio, é fácil detalhar e bagunçar, e ainda voltar para onde você quer estar.
Há alguns problemas, porém, e o maior deles continua sendo a funcionalidade do Apple CarPlay, que às vezes deixa o usuário esperando até cinco segundos após uma nova música começar a tocar antes de atualizar o título e os detalhes do artista.
A Volkswagen chama esse sistema operacional de “MIB4”, e ele opera por meio de um sistema multimídia touchscreen de 12,9 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, diretamente na frente do motorista.
A tela maior se destaca no painel e é delimitada na parte inferior por barras deslizantes iluminadas para controle de temperatura e volume. Mas há um botão de rolagem inteligente no console, atrás do seletor de marchas, que controla o volume e, com um clique para baixo, os modos de direção.
O mais inteligente é que a tela mantém o tópico selecionado na área central, mas mantém os widgets acima e abaixo dele, dando ao motorista um caminho para diferentes funções para minimizar o tempo sem tirar os olhos da estrada.
Um assistente de voz opcional combina bancos de dados on-line e ChatGPT, para que suas respostas não se limitem a perguntas relacionadas ao Golf GTI.
O painel de instrumentos é alternável entre três layouts gráficos. Um deles, felizmente, é um mostrador redondo clássico (a MINI também fez algo semelhante para o Cooper), e também tem uma versão digitalizada de um tacômetro clássico, acelerando a 8.000rpm. Há também um medidor redondo para saída de torque instantânea, além de medidores para pressão de turbo, óleo e temperatura da água.
Um sistema de som Harmon Kardon de 480 Watts e um head-up display são opções para o mercado europeu.
O essencial, no entanto, permanece. O espaço para bagagem ainda é de úteis 374 litros, que podem ser estendidos para 1.230 litros com os bancos traseiros rebatidos. E os espaços para as pernas dianteiro e traseiro permanecem os mesmos do carro atual.