O Volkswagen Nivus recebeu a nota máxima de segurança em uma nova rodada de testes do Latin NCAP. O SUV-cupê da marca alemã recebeu cinco estrelas em todos os quesitos avaliados pelo instituto, incluindo proteção para adultos, crianças e pedestres.
Montado sobre a plataforma modular MQB-A0 e desenvolvido no Brasil, o Nivus conquistou o melhor nível de segurança para adultos - 92,47% de proteção, 91,75% para crianças e 49% no caso dos pedestres.
Além da questão estrutural, o resultado foi favorecido pelo nível de equipamentos do modelo, que tem seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina) e controles de tração e de estabilidade.
Os testes feitos pela Latin NCAP são iguais para todos os modelos e incluem três tipos de impactos: frontal com barreira, a 64 km/h; lateral contra trenó, a 50 km/h; e contra poste, a 29 km/h. Por último, também é feito um teste de frenagem de emergência à velocidade de 50 km/h.
O modelo obteve bons resultados em todas as avaliações, com destaque para a questão estrutural. Segundo o relatório do instituto, tanto para o teste frontal quanto para os laterais, o Nivus obteve desempenho estável e dentro dos requisitos.
No caso da proteção aos pedestres, o SUV-cupê alcançou quase a metade da pontuação possível, mas curiosamente ficou abaixo do resultado obtido pela versão que roda na Europa.
"O veículo apresentou níveis de proteção boa, marginais e adequados na maioria das áreas. O desempenho na parte superior da perna mostrou menos proteção do que o mesmo modelo na Europa", diz o relatório da instituição.
O resultado do Nivus foi bem parecido com o obtido pelo irmão maior, o Taos, que também alcançou as cinco estrelas. O SUV médio teve 90% de proteção para adultos e o mesmo percentual para crianças, mas se saiu melhor que o Nivus em proteção para pedestres, com 61%.
[embed]