Recém-lançado pela Volkswagen, o novo sistema de entretenimento VW Play tem atributos interessantes. Além de ser bastante personalizável, tem tela de 10 polegadas, compatibilidade sem fio com Apple Car Play, memória interna de 10 GB, entre outros.
Além disso, disponibiliza uma loja de aplicativos que permite fazer compras pela central, pedir comida pelo iFood e até pagar o estacionamento. Vale lembrar que o VW Play vai estrear - como opcional - no SUV Nivus, que será lançado entre maio e junho.
Mas e os concorrentes? WM1 selecionou as especificações de outras centrais multimídias disponíveis no mercado brasileiro para conferir.
Chamado de Sync 3, o sistema da Ford é um dos mais práticos do mercado. Não permite muitas personalizações, mas tem visual limpo e intuitivo. Só a tela é diminuta em relação à concorrência: de 6,5 polegadas. Porém, tem conectividade com Android Auto e Apple Car Play, além de ter GPS nativo.
Lançada juntamente com a segunda geração da Fiat Strada, a nova multimídia da Fiat tem tela de sete polegadas. Com alguns comandos realizados por botões físicos, o sistema traz compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de fios, utilizando apenas a conexão Bluetooth.
O sistema era inédito até a chegada do... VW Play, que também tem essa compatibilidade sem fio com o sistema iOS.
A Toyota renovou sua multimídia junto com o novo Corolla. O sistema tem tela de oito polegadas, mas aposta no controverso equipamento destacado do painel, um pouco antiquado em relação aos concorrentes.
Ainda assim, oferece boa resolução, é mais intuitivo do que as centrais que equipam Etios e Yaris e tem compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play por cabo.
Na Jeep, o sistema Uconnect usa tela de 8,4 polegadas. A compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay é feita por cabo e não tem GPS nativo. O visual com aparência off-road é um dos charmes e um diferencial que agrada aos clientes.
O MyLink é considerado um dos mais eficientes e práticos do mercado. Não tem firulas, mas nas novas gerações do Tracker e da linha Onix permite emparelhamento de dois smartphones ao mesmo tempo, além de conectividade com IOS e Android e o serviço de concierge OnStar.
No SUV, a tela de 8 polegadas também é destacada do painel. O grande diferencial, contudo, é o wi-fi a bordo em uma parceria com a Claro - o pacote de dados é pago à parte depois de três meses de cortesia.
A marca sul-coreana tem no BlueNav a sua central mais completa. Além de GPS e conectividade Apple CarPlay e Android Auto, o sistema com tela de 7 polegadas também é uma das poucas centrais multimídias do mercado que disponibiliza TV digital.