A veterana Volkswagen SpaceFox está com os dias contados. Fabricada desde 2006 na Argentina, a perua vai ter sua produção finalizada no próximo dia 22 de janeiro, segundo informações do site argentino Autoblog. E tudo indica que o final está realmente perto.
No último dia 20 de novembro, operários da fábrica de Pacheco organizaram uma despedida para o modelo. Outro indício é que a linha de montagem aparece em um site de leilões. Na página Narváez Superbid, há dois itens em leilão. O primeiro é a linha de produção inteira da carroceria com preço base de 400 mil pesos – cerca de R$ 41 mil. Estão incluídos robôs, máquinas de solda, cabos, objetos de iluminação e até armários.
Há também um segundo lote com a linha de motores e câmbio, que começa em 200 mil pesos, cerca R$ 20 mil, e engloba tubulações, mesa rotativa, transportadores, elevadores hidráulicos, entre outros. Ambas as ofertas serão finalizadas no próximo dia 22.
Quase 220 mil unidades da SpaceFox saíram da fábrica argentina ao longo desses 12 anos. No país vizinho ela é conhecida como Suran, mas também exportada a outros mercados, como México, onde adota o nome SportVan, e África, com o nome de FoxPlus.
O fim da produção da SpaceFox abre espaço para a fábrica de Pacheco começar a pensar na fabricação do Tarek, uma espécie de Jeep Compass da VW, e também na adoção da plataforma modular MQB. O SUV deve estrear em 2020. Enquanto isso, a unidade continua a produzir a picape Amarok.
No Brasil, a perua continua a ser ofertada no site oficial da marca. É vendida apenas na versão Trendline com motor 1.6 flex de 104 cv com opções de câmbio mecânico ou automatizado. Os preços começam em elevados R$ 66.190.