O Latin NCAP, instituto responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos no Brasil, concluiu mais uma rodada de testes. Toyota Yaris sedã e Volkswagen T-Cross foram os modelos avaliados desta vez e tiveram um bom desempenho. O SUV da Volkswagen foi o destaque, obtendo 5 estrelas em proteção para adultos e crianças. O sedã da Toyota, por sua vez, conseguiu 4 estrelas em ambos os quesitos.
A versão testada do T-Cross era a Highline, equipada com seis airbags, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas, controle eletrônicos de estabilidade e de tração, dispositivos de segurança que ajudam a aumenta a nota no teste. O modelo passou pelos testes de impacto frontal, lateral e de poste. Na batida de frente, a pontuação alcançada foi de 14,62 de um total de 16. Segundo os especialistas "a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro da frente foi boa. O peito do motorista recebeu proteção adequada e o do passageiro, boa; por parte dos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista e do passageiro apresentaram boa proteção. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa, e as do passageiro, boa. A área dos pés foi considerada estável e mostrou deformação insignificante. A proteção para os pés é boa. A estrutura do habitáculo foi considerada estável."
Na colisão lateral, uma das mais críticas, o desempenho foi ainda melhor. O T-Cross marcou 16 entre 16 pontos possíveis. Além dos airbags laterais e de cortina, ajudam nesse quesito a construção do carro, feita com aços de ultra-alta resistência. A nota máxima de 5 estrelas também foi conseguida em relação a segurança de crianças. De acordo com o Latin NCAP, o T-Cross tem diversos sistemas de segurança para pequenos passageiros que garantem a nota máxima, como ISOFIX e Top Tether, desativação manual do airbag do passageiro e cintos de segurança de três pontos em todas as posições.
O Toyota Yaris também conseguiu um bom desempenho, mas um pouco mais contido do que o do SUV da Volkswagen. O modelo da marca japonesa obteve 4 estrelas em proteção para adultos e para crianças, tanto na versão hatch quanto na versão sedã. O desempenho só não foi melhor pela falta de airbags laterais e de cortina. De acordo com o Latin NCAP, o maior risco foi na área dos pés, considerada instável pois há risco de intrusão do assoalho, o que pode gerar danos aos passageiros ocasionalmente. A estrutura geral do habitáculo foi considerada estável.