O VW Taos, um dos SUVs mais esperados para este ano no Brasil, está muito perto de estrear em nosso mercado. De acordo com a Volkswagen, o novo utilitário médio da empresa chega ao nosso país importado da Argentina no segundo trimestre deste ano. E será apresentado de forma oficial em nosso mercado ainda nos três primeiros meses de 2021, ainda que de forma estática.
Em uma apresentação realizada na manhã desta terça-feira (26), a marca confirmou uma série de novidades a respeito do modelo e revelou que o SUV terá grande foco no quesito segurança. Como já dito aqui no WM1, seu objetivo vai ser filar boa parte dos clientes do Jeep Compass, o grande líder dessa categoria no mercado brasileiro.
Já dissemos por aqui que o Taos será equipado com o motor 1.4 turboflex (identificado pela sigla 250 TSI) de até 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, seja com etanol ou gasolina - o mesmo de Jetta, Tiguan, T-Cross e de Polo e Virtus GTS. O câmbio é o também já conhecido AQ250, automático de seis marchas, que terá função "Sport" e possibilidade de trocas pela alavanca ou borboletas atrás do volante.
Uma das novidades reveladas na apresentação de hoje foi o tamanho e o peso do carro, além de uma série de equipamentos de segurança que o modelo terá em todas as versões. O Taos terá 4,46 m de comprimento, 1,63 m de altura, 1,84 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos - para efeito de comparação, o Jeep Compass tem 4,42 m, 1,64 m, 1,82 m e 2,64 m, respectivamente.
O porta-malas terá 498 litros, bom volume para um SUV médio - o Compass tem 410. Já o tanque de combustível do novo carro da Volks tem 51 litros, contra 60 l do modelo da Jeep. Ainda em relação a dimensões e medidas, o VW Taos pesa 1.420 kg, contra 1.527 kg do rival, que tem motor 2.0 flex.
O peso menor em relação ao principal concorrente resulta em melhores números de desempenho e possivelmente de consumo - por ora, apenas os dados de aceleração e velocidade máxima do Taos foram revelados. O carro da VW acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e consegue chegar a 194 km/h; o Compass, por sua vez, faz o 0-100 em 10,6 s e alcança 192 km/h.
O novo SUV da Volks terá quatro modos de condução: "Eco", "Normal", "Sport" e "Individual" - este último é aquele que pode ser personalizado de acordo com o gosto do motorista.
Essas seleções alteram o modo de dirigir e o comportamento dos seguintes componentes: peso da direção; respostas do motor e do câmbio; climatização do ar-condicionado, atuação do ACC (controlador automático de velocidade adaptativo) e até na luz ambiente interna - azul clarinho no modo econômico e vermelha no esportivo.
Os dados de consumo ainda não foram divulgados, mas já é sabido também que o Taos terá sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas rápidas para maior economia de combustível - que, por ventura, pode ser desligado pelo VW Play, outro equipamento que já sabíamos que estaria em seu catálogo. Outro ponto revelado é que seu freio de estacionamento será por botão.
O Taos vai utilizar suspensão dianteira McPherson, um estilo de construção mais tradicional, mas com barra estabilizadora para conseguir proporcionar o máximo possível de estabilidade. Já na traseira, a Volks aplicou no SUV uma suspensão independente multilink, também com barra estabilizadora. O Compass, para comparação, tem suspensão independente McPherson na frente e atrás.
Outro destaque do VW Taos está no quesito segurança. Segundo a marca, todos os equipamentos listados como itens de última geração tecnológica serão de série em todas as versões - mesmo que a quantidade de configurações ainda não tenha sido revelada (os planos comerciais do SUV deverão ser divulgados poucas semanas antes do lançamento de mercado).
O Taos terá sistema indicador de perda de pressão nos pneus, com aviso sonoro e identificação do pneu murcho e ACC (sigla de Adaptative Cruise Control), que é aquele sistema movido por um radar que faz com que o veículo consiga detectar o carro à frente e guiar a carroceria de acordo com os movimentos do automóvel seguido - com função Stop&Go, que ainda faz o Taos sair da imobilidade de forma automática mesmo se o carro que estiver à frente chegar a parar por completo.
Outro equipamento do Taos será o Front Assist - um "amigo", nas palavras da Volks - que detecta e avisa por sonorização sobre a movimentação do carro à frente. Ele será interligado aos sistemas de frenagem automática de emergência e ao de detecção de pedestres, justamente para que o carro consiga parar sozinho caso se depare com algum obstáculo e o motorista não esteja atento.
Obviamente, um radar na traseira também tem função parecida, embora para velocidades muito menores - afinal ninguém acelera em marcha à ré. Chamado de, prepare-se, "Rear Cross Traffic Alert Blind Spot Detection", esse sistema consegue captar veículos a até 20 metros de distância e imobiliza o carro em situações de ponto cego - como por exemplo quando o carro está em vaga longitudinal.
Esse último equipamento também terá atuação sobre os freios - em mais um sistema, chamado "função frenagem de manobras". O funcionamento é simples: por meio do radar, o carro freia automaticamente quando detecta obstáculos supostamente não vistos pelo motorista (como pilastras e colunas em uma garagem escura, por exemplo).
Obviamente, sensor de ponto cego nos retrovisores também estão presentes - aliás, são atuantes. Se você estiver ao volante do VW Taos e um carro, em seu ponto cego, além de uma luz no espelho externo se manter acesa, ele ainda vibra o volante e avisa o motorista sobre o veículo "escondido" caso seja acionada a seta para mudar de faixa.