O novo VW Taos está prestes a chegar ao Brasil. O SUV é espaçoso, bonito, moderno e bem equipado — por isso acreditamos que ele realmente tem potencial para roubar muitos clientes de seus concorrentes.
O SUV médio será lançado em nosso país entre abril e junho, portanto no segundo trimestre deste ano, importado da Argentina. O Taos ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. O novo SUV da Volkswagen chega com uma série de recursos exclusivos no segmento, com objetivo de se tornar referência em tecnologia e segurança.
Serão duas versões de acabamento, Comfortline e Highline. Visualmente, o carro se destaca pelo design imponente, arrojado, robusto, forte e moderno. Desenvolvido sobre a plataforma MQB, o VW Taos tem materiais de alta tecnologia que ajudam a reduzir o peso total. Tem apenas 1.420 kg, mais leve que os SUVs médios.
Na frente, os faróis são full-LED e na versão topo de linha têm tecnologia matricial, chamada pela Volks de “IQ. Light”. Inovadora e elegante é a linha de LED que sai do DRL e atravessa toda a grade, que tem formato no estilo colmeia e sensores por todos os lados.
Na traseira, as lanternas são em full-LED. O nome “Taos” fica centralizado na tampa do porta-malas e do lado direito encontramos a insígnia do motor 1.4 turboflex, 250 TSI — o mesmo de Jetta, T-Cross e da dupla Polo e Virtus GTS. O conjunto entrega 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque a 1.500 giros. É, segundo a Volkswagen, a melhor relação peso/torque entre os concorrentes do segmento de SUVs, o que proporciona agilidade e melhor arrancada.
O câmbio é automático de seis marchas com função Tiptronic (trocas podem ser feitas pela alavanca ou por borboletas atrás do volante, nas duas versões) e a suspensão é independente nas quatro rodas. O freio de estacionamento é por botão, há três modos de condução oficiais (e um quarto personalizável) e as rodas são sempre de 18 polegadas, nas duas configurações.
Em termos de tamanho, são 4,46 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, além de 1,84 m de largura e 1,62 de altura – o espaço entre os eixos é maior que o do principal concorrente, o Jeep Compass. O porta-malas, com isso, também é maior: são 498 litros contra 410 do concorrente norte-americano.
No primeiro contato que o WM1 teve com o modelo, em fevereiro, pudemos provar suas capacidades: com o banco ajustado para um motorista de 1,80 m, o espaço traseiro ainda era muito bom para dois adultos. E há entrada USB-C e saída de ar para quem vai lá atrás.
Isso é importante frisar: as entradas USB são sempre no novo padrão (USB-C), tanto as duas do console quanto a traseira. Já a central multimídia é de última geração: falamos do VW Play, que tem loja de aplicativos, conexão com a internet e possibilidade de espelhamento do celular via CarPlay e Android Auto, proporcionando alto nível de entretenimento, personalização e conectividade. A tela de alta definição, que parece um tablet de retina, tem 10,1 polegadas. Dá até para controlar o ar-condicionado por lá, se for o caso.
Outra coisa moderna da cabine é o painel de instrumentos digital, também de 10 polegadas, chamado pela marca de Active Info Display. São três modos de visualização e ainda possibilidade de interação com a luz de LED ambiente da cabine, que pode ser personalizada. Os bancos são de couro e o teto solar, panorâmico, além de elétrico.
Outro ponto positivo do Taos é a ótima oferta de equipamentos de segurança. O modelo é equipado com assistentes de direção de última geração, o que proporciona aos ocupantes do veículo altos níveis de segurança e conforto de um carro premium.
O Taos terá alerta de colisão frontal e traseiro (com aviso de tráfego cruzado na parte de trás); detector de fadiga; sistema de frenagem de emergência; aviso de ponto cego nos retrovisores e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, ou seja, pode acompanhar o carro à frente de acordo com os radares, parar e retomar a velocidade sem intervenção do motorista.
Como dito, o Taos chega entre abril e junho. O novo modelo da marca alemã chega com uma série de tecnologias únicas em sua categoria, como demonstrado acima, e deixará ainda mais forte a ofensiva da Volkswagen no segmento de SUVs.