O Volkswagen Virtus logo mudará no Brasil e, enquanto isso não acontece, já podemos ter uma noção do que esperar - o carro acaba de ser lançado no México.
E a "linha 2022" tem melhorias importantes. Para começar, de procedência: o Virtus vendido na terra da tequila deixa de ser importado do Brasil e passa a ser enviado da Índia - assim como aconteceu com o T-Cross vendido por lá - para aproveitar o início da produção de modelos com a plataforma MQB A0 no país asiático.
As mudanças não aconteceram só no parte externa: o Virtus também ficou mais equipado, mais seguro e com conjuntos mecânicos mais modernos e eficientes.
Mas o design, claro, foi atualizado. Há novos conjuntos óticos com elementos luminosos de LED e grade redesenhada com elementos cromados.
A lateral do carro é praticamente a mesma, e sobressaem mesmo as novas rodas de alumínio de 16 polegadas. Na traseira, surgem novas lanternas com LEDs alinhadas às que vemos em outros modelos da marca. No interior, mais novidades, com um painel redesenhado disponível em acabamento bicolor, novo volante e sistema multimídia atualizado.
Dependendo da versão, o carro tem tela sensível ao toque de 7 polegadas ou 10 polegadas com VW Play e conexão sem fio para Android e iOS, além de ar-condicionado com tela sensível ao toque.
O espaço interno, porém, é exatamente o mesmo de antes. Há boa área inclusive para os passageiros do banco traseiro e um porta-malas para ótimos 521 litros.
A segurança a bordo também foi melhorada. Todas as versões do Virtus 2022 têm ABS, controle de estabilidade ESP e seis airbags - antes eram quatro. E, ainda, ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, monitoramento de pressão dos pneus e câmara de ré - esta nas duas versões mais completas.
Aliás, já a partir da versão intermediária Comfortline o novo Virtus passa a ter assistentes de condução como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência.
No mercado mexicano, as opções e motores também mudaram. O quatro cilindros 1.6 aspirado de 110 cv foi mantido, com câmbio mecânico de cinco marchas ou automático Tiptronic de seis.
Na versão Highline, porém, o Virtus passou a ter também a opção com três cilindros 1.0 turbo (a mesma do T-Cross) de 114 cv, sempre com o câmbio automático. Lá no México as vendas começam no próximo mês de outubro.
O novo Virtus reestilizado deve chegar ao mercado brasileiro ainda este ano. A Volkswagen pouco fala do assunto, mas aqui o carro deverá ter praticamente o mesmo design do modelo indiano. Prova disso são os registros feitos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) das patentes do modelo redesenhado, feitas pela fabricante, conforme a imagem abaixo.
* com informações do site soloautos.mx