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VW Virtus reestilizado já é fabricado na Índia

Sedã remodelado começa a sair da fábrica de Maharashtra para abastecer mercado indiano; no Brasil, muda no 2º semestre

por André Deliberato

O novo VW Virtus já começou a ser feito na fábrica de Maharashtra, na Índia, para abastecer mercado daquele país, de acordo com publicações especializadas da Ásia. Por aqui, o sedã roda em testes, ainda bastante camuflado, e deve ser lançado no segundo semestre junto com Polo - que também será renovado.
O Virtus remodelado foi apresentado no início deste mês de março e antecipou como será o visual da linha de carros de entrada da Volks nos próximos anos. O sedã, vale lembrar, nasceu de um projeto brasileiro que se espalhou pelo mundo devido ao grande sucesso.
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Como é o design do novo VW Virtus


A estreia na Índia reforça que o "nosso" novo VW Virtus deverá ser inspirado nesse modelo, já que a marca confirmou que o mesmo veículo apresentado na Ásia será vendido em mais de 25 países. Se não for igual, terá desenho muito parecido. Nós apostamos em pequenos ajustes.

Note pelas imagens que o sedã ganhou uma pegada mais esportiva por lá - e até uma versão com esse jeitão, batizada de GT. Vamos começar pela dianteira, que recebeu uma grade mais fina, com dois filetes cromados, sendo que um tem função luminosa de DRL - assim como o Volkswagen Taos.


O para-choques é a parte mais diferente, com estilo parecido com o do Jetta nos Estados Unidos, que também é todo "ligado" por um filete cromado que nasce nos faróis de neblina, que estão maiores e mais verticalizados. Repare como esse desenho passa a sensação de que o carro ficou mais largo.

lateral e a traseira mudaram menos, mas houve um trabalho feito nas lanternas, que ganharam um torque mais tuning. E na versão GT, que não deverá ser oferecida ao Brasil - até porque aqui temos a configuração GTS, mais esportiva que a de lá -, o VW Virtus recebeu um pequeno spoiler na tampa do porta-malas.

Por dentro, as mudanças são mínimas, mas há novidades, como o formato das saídas de ar (que são ligeiramente menores); novo desenho de volante; nova manopla de câmbio e comandos inéditos para os controles do ar-condicionado.

Motores devem continuar

O novo Virtus brasileiro deve manter as configurações equipadas com motor 1.0 ou 1.4 turbo (GTS). Na Índia, porém, a versão GT vem movida por um propulsor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, que tem os mesmos números que o conjunto de 1,4 litro do Virtus brasileiro, mas algumas tecnologias a mais, como um sistema de desativação de cilindro para redução de consumo.

Já as outras versões do sedã por lá - e por aqui- serão equipadas com o 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgf.m, que podem ser movidas por uma caixa de câmbio manual ou automática, ambas com seis marchas.

O Volkswagen Virtus 2023 será equipado com o quadro de instrumentos digital - que a VW chama de Active Info Display -; faróis de LED; controles eletrônicos de estabilidade e tração; teto solar; central multimídia com CarPlay e Android Auto sem fio; bancos dianteiros com ventilação e carregador de celular por indução -  e essas novidades devem acompanhar a versão nacional.

Em termos de tamanho, nada muda - ao menos por aqui, já que na Índia o Virtus ganhou 7,9 cm a mais no comprimento e 3,5 cm de altura (chega a 4,56 m e 1,51 m, respectivamente) por ser feito sobre a plataforma MQB A0 In, desenvolvida pela Skoda. A mudança não alterou o porta-malas de 521 litros, que é o mesmo do modelo nacional.

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