Citroën e Chevrolet apelaram para a produção de webséries para aumentar ainda mais a expectativa dos consumidores a respeito de dois lançamentos muito esperados. Apesar de estarem em níveis completamente distintos de desenvolvimento, a estratégia de marketing utilizada é a mesma para divulgação da futura chegada dos novos Citroën C3 e Chevrolet Montana.
No caso do modelo da marca francesa, que integra o grupo Stellantis (dono também da Jeep, Fiat e Peugeot, entre outras marcas), o Citroën C3 já aparece sem camuflagem. Já a Chevrolet mostra em seu vídeo a nova Montana ainda completamente disfarçada – e o motivo disso é explicado na produção.
O primeiro vídeo de uma série de três sobre o Citroën C3 destaca que o carro foi concebido para o mercado da América do Sul. “É grande, confortável, cheio de tecnologia e, por ser um carro alto, não sente o impacto ao passar por obstáculos”, afirma Érica Martins, auditora de qualidade da Stellantis, no vídeo que tem 1m34s de duração.
A unidade do Citroën C3 que aparece no vídeo é bicolor, com a carroceria pintada de azul e o teto de branco - e possivelmente esta será a combinação de cores que marcará o lançamento dessa geração do carro. A dianteira tem a iluminação dividida em dois andares com LEDs integrados. Na traseira, as lanternas apresentam elementos em alto relevo e LEDs em formado de "C".
Conforme publicamos recentemente no WM1, o Citroën C3 já é produzido em Porto Real (RJ) desde o início de março. A previsão é de que o lançamento ocorra ainda no primeiro semestre deste ano - isto é, em no máximo dois meses. E, desde meados do ano passado, informações sobre o modelo têm sido divulgadas em doses homeopáticas pela marca francesa.
O Citroën C3 é feito sobre a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208. O vídeo destaca que o cliente brasileiro foi ouvido para concepção final do modelo, que tem visual inspirado no C3 vendido no mercado indiano. As medidas devem ficar em 3,99 metros de comprimento e 2,54 m de entre-eixos e o porta-malas comportará 315 litros.
Apesar da motorização ainda não ter sido divulgada, a expectativa é de que o Citroën C3 traga sobre o capô o motor 1.0 Firefly de 77 cv de potência e 10,9 kgf.m de torque, que é usado nos Fiat Mobi e Argo. E também é cogitado para o modelo o motor 1.6 de quatro cilindros que equipa o Peugeot 208. Outra possibilidade, menos provável, seria usar alternativas como o 1.3 Firefly e o 1.0 turbo usado pelo Pulse.
A expectativa é de que o carro chegue ao mercado com preço para atingir público que atualmente busca o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.
Já o vídeo da Chevrolet, com 1m35s, traz a importante informação de que a nova Chevrolet Montana está em fase final de desenvolvimento. Vale lembrar que no fim do mês de março o presidente da General Motors na América do Sul, Santiago Chamorro, confirmou que a Montana chegará ao mercado somente em 2023.
A produção para a internet destaca que um projeto como o da nova picape, que chegará ao mercado para concorrer com Fiat Toro e Renault Oroch, leva de três a quatro anos para nascer.
O vídeo mostra várias cenas da nova Montana em testes, sempre muito camuflada. O gerente sénior de Engenharia Veicular da GM América do Sul, Luiz Eduardo Martins, destaca no vídeo que a Chevrolet trabalha para que a picape tenha "menor índice de ruído e vibração do segmento".
Martins também diz que a camuflagem usada pela picape durante testes de rodagem e durabilidade tem capas e espumas para esconder as linhas do carro e adesivos zebrados que embaralha as lentes das câmeras fotográficas.
"A GM tem uma fábrica especializada em protótipos. E para montar cada um deles, pode levar mais de seis meses e 50 pessoas envolvidas. Construir um carro de forma quase artesanal com o mesmo nível de desempenho e resistência de um modelo de série chega a ultrapassar 20 vezes o preço de um carro tradicional", explica Dulio Freitas, gerente de Engenharia Experimental da GM América do Sul.
A nova Chevrolet Montana irá integrar a família de veículos globais da marca, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker - modelos montados sobre a plataforma GEM que têm propostas bem definidas e características arquitetônicas próprias.
A Chevrolet diz que a nova Montana, apesar de ter a mesma plataforma, irá se diferenciar, entre outros aspectos, pelo maior porte - a previsão é de que tenha cerca de 5 metros de comprimento. O modelo irá complementar a linha de picapes Chevrolet na América do Sul.
Pelas imagens vistas até agora, mesmo com muita camuflagem, é possível ver que a nova picape da Chevrolet terá visual inspirado no SUV Blazer asiático. A dianteira terá conjunto óptico dividido em dois blocos, com luzes de rodagem diurna na parte superior e faróis logo abaixo, como na Fiat Toro.
A picape deverá ser equipada com o motor 1.2 turbo flex de 133 cv, combinado ao câmbio automático de seis marchas - o mesmo do Tracker Premier. E existe a possibilidade de o modelo também receber uma variante mais potente com propulsor 1.3 turbo de 164 cv - este, do Tracker chinês.