O primeiro carro da Xiaomi - isso mesmo, a fabricante de smartphones - foi lançado na China nesta quinta-feira (28). Chamado de Xiaomi SU7, o primeiro carro elétrico fabricado pela marca foi desenvolvido pela Xiaomi Automobiles, subsidiária da empresa.
O sedã elétrico é equipado com o HyperOS, nova interface da Xiaomi, que chega para substituir a antiga MIUI, presente em uma série de aparelhos da marca.
A apresentação global do Xiaomi SU7 aconteceu num evento na China. A fabricante chinesa pretende produzir o automóvel em massa já em 2024. Além disso, ao introduzir a nova interface HyperOS, a Xiaomi pretende manter seu principal objetivo ainda mais claro - a integração dos aparelhos, principalmente, da linha smart home, garantindo uma "rotina mais inteligente" para os usuários.
O Xiaomi SU7 mede 5 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,44 m de altura e tem 3 m de entre-eixos. É maior que modelos de dimensões imponentes, como o Honda Accord e até que o também elétrico Porsche Taycan.
Foram apresentadas duas versões do sedã elétrico chinês: SU7 e SU7 Max. O modelo básico SU7 tem tração traseira (RWD), um motor, potência máxima de 299 cv e torque de 40,8 kgf.m. Acelera de zero a 100 km/h em 5,28 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h. A bateria tem 73,6 kWh de capacidade e proporciona uma autonomia de até 668 quilômetros (no padrão chinês CLTC - China Light-Duty Vehicle Test Cycle).
A outra versão tem dois motores, tração nas quatro rodas, potência máxima de 577 cv e torque de 85,4 kgf.m. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 2,78 segundos e a velocidade máxima é 265 km/h. O elétrico da Xiaomi também pode fazer de zero a 200 km/h em 10,67 segundos. A bateria tem 101 kWh de capacidade, e proporciona autonomia de 800 quilômetros no padrão CLTC.
A bateria do Xiaomi SU7 pode recarregar 390 quilômetros em 10 minutos. Ou seja, mais que a do Tesla Model S Plaid. Em cinco minutos, o SU7 pode somar 220 quilômetros, e em 15 minutos, 510 quilômetros (sempre no padrão chinês).