Impressionante! Ou seria assustador? Ao lançar oficialmente nesta quinta-feira (28), na China, seu primeiro carro elétrico, o sedã SU7, a Xaomi recebeu (pasmem!) 50 mil pedidos em menos de 30 minutos.
De acordo com o site Car China News, a empresa especializada em fabricar aparelhos celulares (smartphones) informou que em apenas 4 minutos 10 mil pedidos haviam sido feitos, e em 7 minutos 20 mil solicitações tinham sido realizadas. Por fim, em 27 minutos 50 mil pedidos foram realizados.
Um dos motivos pelo sucesso do Xiomi SU7, definitivamente, é o preço. Durante a última semana, a marca anunciou o carro com um valor inicial de 215,9 mil yuans, ou R$ 150 mil (em conversão direta) – mesmo preço do BYD Dolphin no Brasil.
Para se ter uma ideia da competitividade do preço. No mercado chinês, o SU7 é exatamente 30 mil yuans, ou R$ 20 mil, mais em conta que o best-seller Tesla Model 3.
O Xiaomi SU7 é um sedã 100% elétrico que, inicialmente, será comercializado somente no mercado chinês – mas a expectativa é que passe a ganhar outros mercados com o passar do tempo.
Por lá, o modelo terá um concorrente direto que já é vendido no Brasil, o BYD Seal, além do Tesla Model 3, que em solo brasileiro é comercializado somente por meio de importação independente.
Oferecido em três opções de acabamento – Standard, Pro e Max –, os valores do SU7 parte de R$ 215,9 mil yuans, ou R$ 150 mil (conversão direta), e chegam a 299.900 yuans, ou R$ 208,5 mil (conversão direta).
O Xiaomi SU7 é enorme, já que é um sedã com nada menos que 4,99 metros de comprimento, sendo 3,00 metros de distância entre os eixos, o que anuncia um interior extremamente espaçoso. Também tem 1,96 metro de largura e 1,45 metro de altura. No espaço para bagagem na dianteira – espaço ocupado pelo motor nos carros a combustão – cabem 105 litros e no porta-malas, 517 litros.
Nas versões de entrada e intermediária, o SU7 é equipado com apenas um motor elétrico posicionado na roda traseira, que desenvolve 299 cv de potência máxima (220 kW) e torque de 40,8 kgf.m.
A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 5,28 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. A autonomia é de 700 km (CLTC).
Já a opção topo de linha é assustadora, colocando no bolso até mesmo esportivos elétricos de alto desempenho, como é o caso do Porsche Taycan. Na versão Max são dois motores elétricos – um em cada eixo – que juntos entregam 673 cv de potência e um torque descomunal de 85,4 kgf.m.
O 0 a 100 km/h demora somente 2,78 segundos e a velocidade máxima é de 265 km/h. A autonomia é de 800 km (CLTC).