Conforme antecipamos aqui no WM1, a Fazer FZ15 ABS é o grande lançamento preparado pela Yamaha para o mercado brasileiro. Chamada de FZ-S na Índia, a nova Fazer FZ15 ABS chega para ocupar um lugar acima da atual Fazer 150, que segue em linha, e abaixo da Fazer FZ25.
A moto tem algumas diferenças visuais e de grafismos em relação ao modelo vendido lá. Aqui no Brasil, a Fazer FZ15 ABS tem um farol completamente novo com projetor em LED, lampejador de farol alto, luz de posição e lanternas em LED.
Algumas carenagens também diferem da prima indiana: por lá, são na cor prata e aqui são pintadas de preto. O modelo vendido no Brasil também não tem o pára-barro na roda traseira.
O painel é o mesmo da motocicleta comercializada no mercado asiático. Ou seja, é todo digital e "blackout", facilitando a visualização tanto de dia como de noite.
O motor é o conhecido e confiável monocilíndrico de 149 cm³, flex, injetado e refrigerado a ar, que rende 12,4 cv de potência a 7.500 rpm com etanol (12,2 cv com gasolina) e torque de 1,3 kgfm a 5.500 rpm (mesmas especificações do indiano, embora não seja flex por lá).
Além de dar um apelo mais esportivo para esta motocicleta urbana, a Yamaha também se preocupou com a segurança. A nova Fazer FZ15 ABS, como seu próprio nome sugere, vem com sistema antitravamento ABS na roda dianteira e disco nas duas rodas (282 mm e pinça de duplo pistão na frente e 220 mm e pinça de um pistão atrás).
Na dianteira, os tubos dos garfos telescópicos têm 41 mm de diâmetro, os mesmos da Fazer FZ25, e curso de 13cm, proporcionando maior estabilidade e controle da moto.
Na traseira, a grande novidade é a suspensão do tipo monochoque – inédita na categoria -, com curso de 12 cm e sete ajustes na pré-carga da mola.
A moto tem rodas de liga leve de 17 polegadas com 10 raios. Para calçá-las, foram escolhidos pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares às da irmã maior. Na dianteira, vai um 100/80 R17. Na traseira, 140/60 R17.
Além de darem um visual mais encorpado à moto, os pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável e maior aderência inclusive nas curvas -resultando, portanto, em uma condução mais segura.
O modelo tem preço sugerido a partir de R$ 16.990, fora frete (R$ 17.555 além do frete para o Estado de São Paulo) e pode ser adquirido na Blu Store, a loja de e-commerce da Yamaha, a partir desta quarta-feira (24/8). Pouca acima dos R$ 15.190 da Fazer 150 que virou versão de entrada e que briga com a Honda CG 160 Titan, que é um pouco mais barata (R$ 15.060) - mas ambas não têm itens como faróis em LED e ABS.
A moto estará disponível nas concessionárias autorizadas e pontos de venda ao redor do país na primeira quinzena de setembro. Vale lembrar que os interessados na nova Yamaha Fazer FZ15 ABS poderão agendar um test-ride na rede de concessionárias da marca.