A Yamaha Ténéré 700 foi apresentada no mercado internacional em 2019 e tem algumas atualizações interessantes para o modelo 2023. As duas versões – Ténéré 700 e Rally Edition –, não sofrem alterações mecânicas e ciclísticas, mas ganham melhorias tecnológicas bacanas.
Na linha 2023, a moto passa a ter uma nova instrumentação, que inclui conectividade com smartphone. Além disso, o sistema de freios ABS da moto foi aprimorado.
A moto passa a ter novo painel colorido TFT de cinco polegadas em formato vertical, estilo tablet, que substitui o display de LCD anterior. O novo painel traz dois temas de tela - Explorer e Street -, que o piloto seleciona a gosto, e conectividade com smartphone. Assim, o painel fornece notificações de chamadas recebidas, e-mails e mensagens de texto ao piloto, que deve pareá-lo ao smartphone pelo aplicativo Yamaha My Ride.
Outras atualizações incluem preparação para instalação de sistema quickshifter na moto (aquele dispositivo que permite a troca das marchas sem usar a embreagem e sem aliviar o acelerador), uma nova entrada USB, manete de freio dianteiro redesenhado e piscas em LED.
Já o sistema de freios ABS passa a ter três modos - "on", para trajetos em asfalto, "off", para uso no off-road, e "rear off", que desliga o ABS apenas na roda traseira. Todas as alterações mencionadas aplicam-se tanto à Ténéré 700 como versão Ténéré 700 Rally Edition.
O motor também não mudou: segue o crossplane CP2 com dois cilindros em linha e 690 cm³, que rende 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm.
Infelizmente por questões de homologação, a Ténéré 700 continua fora do mercado brasileiro - e não há qualquer previsão da Yamaha para lançá-la por aqui.