Quem acha que a BYD é uma marca dedicada apenas a compactos elétricos e utilitários esportivos precisa conhecer o Yangwang U7 DiSus-Z. O modelo, fruto da marca "de luxo" da BYD, acabou de ser apresentado lá na China. E impressionou muita gente.
Pudera: é um sedã cheio de luxo e potente como poucos automóveis de passeio. E, além disso, tem dimensões quase de limusine: são 5,26 de comprimento, 3,16 m de entre-eixos, 1.99 m de largura e 1,51 m de altura. Isso na versão 100% elétrica, pois a híbrida PHEV é ainda maior - 5,36 m de ponta a ponta, com 3,20 m de entre-eixos, 2 m de largura e os mesmos 1,51 m de altura.
A ideia é ostentar e o U7 dá conta do recado. E não só pelo tamanho, mas também pelo preço - lá na China, entre R$ 497 mil e R$ 561 mil, já convertidos.
E se ostentação precisa de aceleração forte, lá vem o U7 de novo: movido por quatro motores elétricos, um em cada roda, o modelo na versão elétrica entrega nada menos que 1.287 cv de potência com 168 kgfm de torque - isso mesmo, você não leu errado.
Aí o resultado é uma aceleração de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. Alguém aí lembrou dos tradicionais esportivos italianos? Pois é.
Mesmo com toda essa disposição a BYD diz que a bateria Blade do U7, de 135,5 kWh, proporciona 720 quilômetros de autonomia (no padrão WLTC de lá) e ainda pega recarga rápida de 30% a 80% em carregador DC de até 500 kW em apenas 20 minutos.
A versão híbrida PHEV tem os mesmos quatro motores elétricos e mais um térmico 2.0 turbinado com quatro cilindros contrapostos (boxer!). A bateria é de 52,4 kW e o tanque pega 60 litros de gasolina. A autonomia, então é de 200 quilômetros no modo 100% elétrico e de mil quilômetros no modo híbrido. A recarga de 30% a 80% em DC de 230 kW é feita em 10 minutos.
A tecnologia e o requinte a bordo aparecem na forma de muitos recursos, como o sistema de assistência ao motorista "God´s Eye" (olho de Deus), com três lidars, cinco radares, 13 câmeras de alta definição e 12 sensores ultrassônicos. A automação do carro é de nível L2+.
Quer mais? O carro ainda tem suspensão por motores magnéticos no lugar dos tradicionais amortecedores. Com isso, pode se movimentar sobre três rodas por 30 quilômetros até achar um lugar para consertar o pneu furado...
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade