O esperadíssimo Toyota Yaris Cross já tem data para ser apresentado: a japonesa fará o lançamento mundial do modelo na próxima segunda-feira (15/05). Depois disso, o modelo deverá ser lançado progressivamente em vários países.
Entre eles está o Brasil: o carro destina-se justamente a mercados emergentes e, não por acaso, a Toyota anunciou no mês passado um investimento de R$ 1,7 bilhão nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas em São Paulo, justamente para produzir "um novo modelo híbrido flex" - conforme revelamos aqui.
O novo modelo, um SUV compacto, ficará abaixo do Corolla Cross nas fileiras da marca. Usará a plataforma DNGA, uma variação mais simples da já famosa TNGA, cuja adaptação foi feita pela Daihastu - marca que pertence à Toyota e tem sido a responsável pelo desenvolvimento de modelos para países emergentes.
O Yaris Cross será um híbrido flex. Ou seja, rodará com gasolina ou etanol e terá, também, um motor elétrico - provavelmente para uso urbano ou em pequenas distâncias, e com autonomia relativamente pequena. Espera-se que o novo modelo tenha em torno de 4,30 m de comprimento e no máximo 2,60 m de entre-eixos. Em elação ao modelo das imagens exibidas aqui, a novidade deverá ter diferenças visuais - e talvez até um outro nome.
A briga por aqui será no disputadíssimo segmento de SUVs médios, que tem entre seus concorrentes modelos bem-sucedidos como Chevrolet Tracker, Volkwagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V, entre outros. As vendas no mercado brasileiro devem começar somente no ano que vem.