Mais um lançamento da BYD. Falamos do Yuan Pro, SUV 100% elétrico com proposta urbana e foco em clientes que hoje buscam um carro moderno e sustentável na faixa dos R$ 200 mil. Você que lê o WM1 já sabia que o modelo estava em fase de pré-venda desde a semana passada.
Sim, sabemos que a BYD já tem várias opções para essa faixa de valor do mercado - como o hatch Dolphin na versão mais forte, a Plus; o sedã King e o Song Pro, híbrido. É aí que entra a jogada: quanto mais opções, mais vendas, certo?
O Yuan Pro - vendido na China como Yuan Up - é menor que o BYD Yuan Plus e que a dupla de "Songs", tem porte ligeiramente maior que o de um Dolphin e chega com preço atraente: R$ 182.800. A ideia é ser o SUV compacto 100% elétrico mais barato do mercado brasileiro. E por um longo tempo.
O BYD Yuan Pro será movido por um motor elétrico posicionado na frente - portanto, a tração também será dianteira - capaz de entregar 177 cv de potência e 29,6 kgf.m de torque.
Com esse conjunto, pode acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e alcançar autonomia de 250 quilômetros de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Lá fora, no ciclo chinês CLTC, o alcance declarado é de 401 quilômetros.
Apesar da autonomia mais urbana, o Yuan Pro é equipado com baterias Blade de última geração - com 45,1 kWh - e com ótimo sistema de suspensão, tipo McPherson na dianteira e por barra de torção atrás. Já aceleramos o carro. E você conhecerá nossas impressões na próxima segunda, dia 09/09.
Veja as dimensões: 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre-eixos - um Song Plus, para se ter noção, tem 4,71 m, 1,89 m, 1,68 m e 2,76 m, respectivamente. Um Dolphin, por sua vez, tem 4,13 m, 1,77 m, 1,57 m e 2,70 m. Repare que, apesar de mais alto, o Yuan Pro é tecnicamente mais apertado que o hatch.
O porta-malas também é diminuto: apenas 265 litros com os bancos traseiros na posição tradicional. Se eles forem rebatidos, o tamanho do compartimento sobe para 1.210 litros.
A lista de itens de série é boa, mas falta o pacote ADAS mais completo, como também acontece com o King e com o Song Pro.
O Yuan Pro chega em versão única.
Na parte externa, o SUV vem com faróis de LED; luzes dianteiras e traseira de neblina; ajuste da altura do facho do farol e DRL em LED. Vale dizer que o carro terá função automática (sensor crepuscular) e iluminação temporária depois que for trancado pela chave.
Por dentro, o Yuan Pro é mais um carro com a central multimídia rotativa com sistema DiLink; quadro de instrumentos digital de 8,8" de LCD; carregador de celular sem fio; bancos com revestimento nobre; direção elétrica, ajuste elétrico para os bancos dianteiros e até iluminação ambiente multicolorida.
Além disso, há câmera de 360°; atualização remota do sistema; pacote de tráfego com um chip 4G integrado; conexão para Apple CarPlay e Android Auto; quatro entradas USB (duas tipo "A" e duas tipo "C"); chave presencial; abertura elétrica do porta-malas e até karaokê.
Na parte de segurança, a lista é recheada de itens, mas faltam equipamentos de auxílio à condução semiautônoma. O carro vem de série com seis airbags; controle de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; controlador de velocidade de cruzeiro; monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e com freio de estacionamento eletrônico.
Mas faltam itens como o corretor automático de faixa; sistema de frenagem autônoma e o desejado controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
São seis anos de garantia total, sem limite de quilometragem, e oito anos de garantia para o sistema de bateria Blade, também sem qualquer exigência de quilometragem máxima. Por fora, o carro pode ter quatro cores (branco, cinza, azul e verde) e, por dentro, só uma: o cinza claro que você vê nas fotos.