O lançamento oficial da chinesa Zeekr no Brasil será nesta quinta-feira (10/10), mas os números de autonomia dos modelos 001 e X - os primeiros modelos da empresa por aqui - já aparecem na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
O Zeekr 001 aparece em duas versões (Flagship e Premium), ambas com autonomia de 426 quilômetros.
Considerando que o PBEV informa um número, em média, 30% menor que o real, provavelmente a configuração escolhida para o mercado brasileiro é realmente a de dois motores e 544 cv de potência, alimentados por uma bateria de 100 kWh. No padrão chinês CLTC, o alcance desse carro é de 705 quilômetros.
Já o SUV X aparece em duas variações: Premium, com autonomia de 332 quilômetros, e Flagship, com alcance de 304 quilômetros.
Esses números indicam que a versão Premium deverá ser a equipada com um motor de 272 cv, enquanto a Flagship será comercializada na variação de dois motores e 428 cv de potência. Exatamente a que pudemos conhecer na China recentemente.
O Zeekr 001 tem uma pegada de Porsche Taycan Cross Turismo e impressiona pelo pacote sofisticado de equipamentos e pelo acabamento esmerado da cabine. Tem de ar-condicionado de três zonas a suspensão a ar adaptativa, passando por head-up display, bancos com massageadores e - claro - um pacote ADAS.
Já o Zeekr X nem parece que compartilha o mesmo conjunto mecânico e plataforma que o Volvo EX30. Por ser mais comprido que o SUV sueco, há mais espaço no banco traseiro. Mas não dá para chamar o carro de espaçoso. Apesar dos 4,45 metros de comprimento, ainda é bem menos amplo que os utilitários esportivos médios do mesmo tamanho.