A Zeekr, marca de carros elétricos premium da Geely, resolveu estrear no mercado brasileiro com a shooting brake 001, modelo que já está inclusive em pré-venda por aqui. Posto isso, como ficou a vinda do SUV X para o Brasil?
A expectativa era de que o SUV médio - que compartilha o projeto básico com o Volvo EX30 - chegasse antes da shooting brake ao nosso mercado. Mas quem veio antes mesmo foi a 001. No final das contas, fez até mais sentido. É maior, mais sofisticado e com uma pegada ainda mais premium que o X.
Isso não quer dizer que a Zeekr esqueceu do X. O modelo será o próximo lançamento da marca por aqui e deverá estrear ainda em 2024, completando a meta da marca chinesa de lançar dois novos modelos por ano no mercado brasileiro.
Com 4,45 m de comprimento, o Zeekr X tem porte de SUV médio. Mas tem uma cabine mais apertada que a da maioria dos utilitários esportivos do mesmo porte, embora seja bem mais ampla que a do EX30. Por outro lado, a qualidade de acabamento é bem superior à do modelo da Volvo.
Inclusive, os dados de consumo do Zeekr X já aparecem na tabela do Inmetro, que entrega também outras informações a respeito do SUV: assim como o 001, serão duas versões - Flagship e Premium. E os conjuntos mecânicos são distintos.
Comparando os dados do Inmetro com os números oficiais do carro na China (padrão CLTC), concluímos que a versão Premium tem quatro lugares e é equipada com um motor de 272 cv de potência. Com uma bateria de 66 kWh, roda 332 quilômetros com uma carga.
Já a Flagship é a configuração de topo, equipada com dois motores, que desenvolvem a potência combinada de 428 cv. Com capacidade para cinco pessoas e bateria de 66 kWh, tem autonomia de 304 quilômetros.