O Honda ZR-V cresceu em vendas nos últimos dois meses. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em setembro foram 770 unidades emplacadas e em outubro, 789 – novo recorde no ano para o modelo.
Para deixar os números mais saudáveis, a marca japonesa alterou completamente a estratégia de venda para seu SUV médio, passando a investir em vendas diretas.
Ainda segundo os números da Fenabrave, o ZR-V teve 487 unidades vendidas de forma direta em setembro, o que representou 63,2% dos emplacamentos totais do carro no mês. Já em outubro foram 532 SUVs emplacados nesse formato, ou 67,4% do total.
Antes, a estratégia da Honda para o ZR-V estava toda voltada para o varejo. Em agosto, das 324 unidades emplacadas, 322 foram no varejo. Em junho, de todos os 341 registros, 335 foram no varejo. Em maio, 491 emplacamentos e 477 no varejo.
O Honda ZR-V foi lançado como SUV do Civic, pois utiliza a mesma plataforma do consagrado sedã. No entanto, isso não foi o suficiente para fazer as vendas do modelo decolarem.
A ideia da marca japonesa nunca foi brigar com Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross no segmento dos SUVs médios. Mas a projeção era emplacar, em média, mil unidades por mês.
Algo que nunca aconteceu.
E parte dessa decepção se deve, dentro da nossa análise, pelo fato de, dentro do próprio showroom das concessionárias da Honda, o ZR-V ter um rival realmente complicado, que é o próprio HR-V, que entrega mais por menos – tem motor turbo com mais desempenho, por exemplo.
Há alguns meses, a Honda chegou a dar descontos expressivos nos preços do ZR-V, o que a marca tradicionalmente não faz. Os resultados não foram ruins, e levaram a empresa a mudar de estratégia e apostar nas vendas diretas. Vamos observar como serão os próximos meses.
Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.
Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. Clique aqui e crie seu anúncio!