Chevrolet Onix leva nota zero em teste de impacto

Avaliação do Latin NCAP, que agora inclui impacto lateral, rebaixou nota atribuída em 2014 ao carro mais vendido do país

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Redação WM1
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Carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix foi mal na nova rodada de testes do Latin NCAP, instituto independente de segurança viária para países do Caribe e América Latina, e levou nota zero na proteção para adultos, piorando o desempenho de teste anterior, realizado em 2014, quando o hatch se classificou com três estrelas e 10,17 pontos, de 17 possíveis.

A piora no desempenho se deve aos critérios mais rígidos aplicados nas avaliações do órgão desde 2016, que passaram a incluir, além do teste de impacto dianteiro, impacto lateral, colisão lateral em poste e presença de controle eletrônico de estabilidade – ausente no modelo da Chevrolet, avaliado com ABS e airbag duplo, itens obrigatórios em todos os automóveis comercializados no país desde 2014.

No teste lateral, o Onix apresentou severa deformação da coluna central, aquela posicionada entre as portas dianteiras e traseiras, com “alta penetração na estrutura” e compressão alta no peito do passageiro adulto, o que significa risco de graves lesões em caso de acidente.

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O desempenho do Onix no teste dianteiro foi satisfatório, mas, de acordo com as regras mais exigentes, se o carro zerar um dos quesitos, no caso a colisão lateral, essa é a nota que prevalece – portanto, o teste em poste, o último previsto, nem chegou a ser realizado. Quanto à proteção para crianças, o hatch saiu-se melhor, subindo de duas estrelas e 20,14 pontos (de 49 possíveis) em 2014 para três estrelas e 27,38 pontos agora. Isso considerando que a porta traseira chegou a se abrir no “crash test” lateral e que o Chevrolet não traz ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, que poderiam melhorar a pontuação nesse quesito.

O Latin NCAP também destacou que a performance do Onix foi pior inclusive na comparação com os concorrentes Peugeot 208 e Fiat Palio, que foram avaliados em 2016, já com os novos critérios e a colisão lateral. Na ocasião, o Peugeot ganhou duas estrelas e 18,27 pontos para adultos e três para crianças (30,65 pontos), contra uma estrela (18,09) para adultos e três para crianças (31,57) do Palio.  Naquela oportunidade, o instituto destacou que, da dupla, apenas o Palio tinha barras de proteção lateral nas portas, enquanto apenas a versão europeia do 208 conta com esse recurso de segurança. No caso do Onix, o instituto informa que ele conta com as barras de reforço, porém não dispõe de “dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral.

“O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o ele é baseado em uma plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo não seria aprovada pela regulação da ONU, válida para a Europa, nem pela Norma Fcaptional de Segurança Veicular, aplicada nos Estados Unidos. Por que deveria se permitir à GM oferecer na América Latina esse carro com padrões inferiores aos exigidos? Isso mostra claramente o motivo pelo qual é solicitado, de forma urgente, parar com este inaceitável duplo padrão”, avaliou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Outro lado

Questionada,  General Motors declarou que “o Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido” e que o hatch “é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul. A companhia também lembrou que o Onix “é o único veículo da sua categoria”a oferecer o serviço de atendimento remoto OnStar de série, que permite acionar o serviço de emergência em caso de acidente”.

Coreano também vai mal

Nessa rodada de testes, o Latin NCAP também avaliou o Kia Rio Sedan, que não é disponibilizado no Brasil mas está à venda em outros países da América Latina. Produzido na Coreia do Sul, o modelo foi ainda pior que o Onix, zerando a nota relativa à proteção para adultos e levando apenas uma estrela para crianças. Enquanto no Chevrolet a proteção para a cabeça dos ocupantes foi considerada “boa”, no Kia ela foi apontada como “pobre”, a pior classificação possível. A unidade avaliada não tem airbags nem ABS.

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